domingo, 10 de maio de 2015

O HOMEM QUE NÃO ESTEVE LÁ

Foi com algum espanto, pouco, que assisti ao discurso de conhecidos comentadores, e de alguns membros do Partido Socialista, sobre a candidatura de Nóvoa.
 
Foi com algum espanto, pouco, que assisti ao discurso de conhecidos comentadores, e de alguns membros do Partido Socialista, sobre a candidatura de Nóvoa. Segundo estes críticos, Nóvoa tem uma lacuna grave, falta-lhe percurso político. Raios! Será que pode compensar isso com registo criminal limpo?

Esta ideia da exclusão de Nóvoa de candidato sério porque não tem percurso político acaba na conclusão de que ele foi apenas um vulgar reitor. Chegamos assim ao momento em que Nóvoa têm de se autoflagelar por ter andado a dirigir uma universidade em vez de ter sido um jota. Não é passado que lhe falta, é tempo passado nas juventudes partidárias, são elas que formam um homem.
 
Agora, só se for na Juventude Monárquica, que, para eles, sessenta anos é um júnior. O problema é que depois não faz sentido concorrer a Presidente. Apetece dizer: saí daí, Nóvoa. Percurso político tem o Marinho e Pinto!

Neste chumbo ao Nóvoa, foram apresentados argumentos como: "Não sabemos como ele vai reagir numa crise". Não sei o que pensa o leitor (não é um convite a encher a caixa de comentários. Está bom assim). Eu não me importo de ter um Presidente que nos surpreende e aparece vestido de sevilhana e a tocar castanholas, porque há a crise do BES. Ou que resolve visitar a Noruega três dias, mas todo nu.
 
Não me choca. Vamos lá ver, desde que não reaja como o nosso actual Presidente, já é um degrau que subimos. Nós já sabemos como Cavaco vai reagir, e isso é o pior. Nunca há esperança. Mesmo que o Nóvoa fosse um doido histérico com ataques de hipocondríaco, podia ser que estivesse num dia bom.

Num momento em que tanto se fala na falta de confiança nos políticos, acaba por ser um tanto arrojada esta ideia de condenar uma candidatura, alegando falta de confiança num candidato por não ser político. Provavelmente, vamos ter de mandar alguém testar o Nóvoa. Teste de cooper. Simulação de incêndio. Crise na bolsa. Ver como ele reage. Testes de stress ao Nóvoa. Temos de perceber se podemos ter confiança nele ou se ele depois de se apanhar no poder faz tudo diferente. É que, para isso, já temos os políticos.

De repente, o próprio PS parece o Tea Party a defender que um candidato que não matou ninguém na tropa não serve para Presidente. Ainda não se lembraram dessa. Se o Nóvoa não foi à tropa, aí é que não dá mesmo. Saberá o Nóvoa desmontar e montar uma G3? O Eanes sabia.

Tenho de confessar ao leitor que, desde que vi as mamas ao Henrique Neto (tem pequena copa), numa foto publicada no jornal Expresso, em que ele está a fazer a barba ao espelho, quero saber o menos possível sobre os candidatos. É a minha forma de encarar as próximas eleições presidenciais. Quanto menos conhecermos, melhor. Cavaco já cá andava há dezenas de anos e, mesmo assim, votámos erradamente nele.

Não conheço nada do pensamento de Nóvoa (estou quase como ele), talvez ele precisasse de 12 economistas para lhe dizerem o que pensam, mas quer-me parecer que, para eles, a alternativa continua a ser Guterres. O problema é que Guterres tem tanta experiência, e percurso político, que não quer nada com isto.
 ______________________________

TOP 5
Reitores
 
1 Greve da TAP permitiu à TAP realizar 70 % dos voos - Bendita greve! Ainda está melhor que nos outros dias de mau tempo.
2 Biografia de Passos publicada na editora de Dias Loureiro - Agora tudo faz sentido! Mas não era preciso o PM ter sido sabujo, eles são sempre obrigados a oferecerem-lhe 30 exemplares.

3 "Revelação de SMS de Portas não faz tremer coligação" - Tremer?! Isso é só para quem tem vergonha. Passos lançou a bomba no livro porque sabe que tem mais hipóteses de ganhar leitores do que eleitores.

4 António Costa enviou SMS polémico a jornalista do Expresso por não ter gostado de um artigo escrito por este - Irra, não lhe chega a caixa de comentários! Vocês não comecem com ideias!

5 Machete diz que greve da TAP afecta a imagem de Portugal - Atenção, que este é especialista. Aposto que o Machete é dos que roubam as mantas.
 
João Quadros, aqui