Estão a decorrer dois grandes julgamentos em que os arguidos, sem prejuízo da presunção de inocência, são o espelho do pântano em que há muito se transformou o país, o país-circo, o país-palhaço, o país-político, em que a filhadaputice campeia a muitos níveis.
Todos os processos são excessivamente mediáticos pelo estrondo dos crimes avocados, mas também por ser caça grossa: Armando Vara, das relações de Sócrates, e Duarte Lima, acusado dos crimes de burla agravada, fuga ao fisco e branqueamento de capitais (muitos milhões), é um dos amigos e defensor de Cavaco que, se lhe juntarmos outros, Loureiro Dias e Oliveira e Costa, será fácil de concluir que nem sempre andou em boa companhia.
Se ambos são mediáticos, o caso da detenção de Duarte Lima assume o carácter de grande espectáculo. Antes da operação, já toda a imprensa (e o visado também) sabia, trazendo de novo à discussão o segredo da nossa justiça. As fugas de informação são uma constante nos casos de crimes de colarinho branco, de modo a dar tempo em benefício dos arguidos. Não foi o caso.
As buscas na sua casa (razão: poderia fugir) deveriam ter sido feitas discretamente, “para respeitar a privacidade do cidadão”- ele que já nos invadiu a casa com cara de mentiroso - no entender do Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, que logo mandou instalar um processo (mais um, que ficará na gaveta). Afinal, quem libertou a notícia da detenção: o Ministério para os papalvos dizerem: olha como a Justiça também ataca os grandes? A Polícia Judiciária, para se fazer ao elogio: vejam como a PJ é eficaz e trabalha bem? Quem ganhou com o espectáculo? O país, e nós também, já perdemos: temos de suportar os custos de todas as vigarices que andam à volta do BPN, de todos os desvios (roubos milionários, fale-se claro).
Lima ficou detido. Agora resta saber qual o desfecho deste processo e se irá ou não envolver alguns responsáveis do BPN.
Actores deste coturno não deixarão de ter cúmplices.
Naturalmente.
Naturalmente.
Armor Pires Mota, no 'Jornal da Bairrada' de 24 de Novembro de 2011