quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ROTA PROMOVE 'BAIRRADA GOURMET' NO PORTO E EM LISBOA

A Bairrada é uma região plena de cultura vitivinícola e gastronómica, situada entre dois centros universitários: Aveiro e Coimbra, onde sua história e tradição garantem a qualidade do seus produtos e serviços, numa região jovem e com muitas surpresas para descobrir.

O vinho e os seus produtores assumem-se como anfitriões da Região da Bairrada. A experiência da visita, é uma descoberta cheia de surpresas, a arte de bem receber, o sentir dos aromas e o degustar dos sabores dos preciosos néctares.

E foram estes néctares, e mais especificamente os espumantes bairrada, o mote para duas acções de promoção da Região.

A Bairrada inspirou dois jantares de degustação com espumantes da região, que se realizaram nos passados dias 3 e 10 de Novembro, no Porto e em Lisboa, respectivamente. Dois restaurantes distintos e de referência, Foz Velha e Assinatura, acolheram estas acções, e os seus chefes, Marco Gomes e Henrique Mouro, prepararam um menu exclusivo onde o espumante foi o principal cartão de visita, tendo a Bairrada demonstrado a versatilidade e qualidade do que de melhor se produz.

A Bairrada produz espumante, pelo método clássico, desde 1890, e é região mais antiga e a principal produtora de espumantes do país. Tem na sua origem um terroir específico de solos argilo-calcários formados por uma área atlântica, montanhosa, fluvial e com fortes amplitudes térmicas. Estas características naturais transportam para os seus frutos, a acidez e a frescura que se encontram em cada garrafa.

Dinâmica e criativa, a Bairrada tem mostrado o seu potencial na qualidade e inovação do produto. E mostrou-o em mais esta iniciativa de promoção da Bairrada vitivinícola. Presentes estiveram cerca de 50 convidados, em cada uma das iniciativas (entre jornalistas, garrafeiras, clientes particulares,...), que tiveram o prazer de ouvir as intervenções e explicações dos enólogos e produtores da Bairrada presentes (Adega Cooperativa de Cantanhede, Aliança-Vinhos de Portugal, Campolargo, Caves São Domingos, Caves São João, Caves Primavera, Luís Pato, Quinta do Encontro, Quinta do Ortigão, Quinta de Baixo e Quinta da Mata Fidalga).

Uma variedade de espumantes, interessante e cheia de carácter, que demonstrou a capacidade desta bebida, elegante sedutora e versátil ao acompanhar uma refeição de início ao fim, harmonizando (as qualidades distintivas a cada um dos pratos) o cada um dos pratos, desde os aperitivos à sobremesa. De aromas mais frutados, cítricos e florais e outros que denotam frutos silvestres, todos eles conjugaram na perfeição com a gastronomia. Distintos perfis conferidos pelas castas utilizadas desde a tinta tradicional Baga à Touriga Nacional e Pinot Noir e as brancas Bical, Cercial, Arinto, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Maria Gomes.

O objectivo foi mostrar os espumantes da bairrada e a sua ampla gama de perfis. Num elogio aos cinco sentidos, ficou comprovado que a Bairrada tem grande qualidade e nobreza.

Estes dois jantares especiais de celebração dos espumantes Bairrada que exaltaram a harmonia entre os mundos da gastronomia e vínico, como forma de promoção da Região e dos seus produtos, são eventos inseridos no ‘Programa de Dinamização da Bairrada’, financiado pelo FEDER no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013 QREN.

Um “gourmet“ que juntou o espumante e as pessoas, na Bairrada do futuro.

Retirada daqui