quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"AS MERDAS QUE O MEU PAI DIZ": DO TWITTER PARA A TELEVISÃO

A conta de Twitter que se transformou em livro que se transformou em série estreia amanhã nos EUA (CBS). William Shatner é a estrela.
 
Imagine que a sua cara metade termina a relação e sai de casa, deixando-o/a com toda aquela renda para pagar. Para cúmulo, está desempregado/a. Solução? Voltar para casa dos pais. Um arrepio só de pensar nisso. Mas foi o que aconteceu a Justin Halpern, com a agravante de ter um pai reformado, em casa durante a maior parte do dia.

O mesmo pai que o recebeu calorosamente com o seguinte aviso: "Tudo o que te peço é que arrumes as tuas merdas e não deixes o teu quarto como se tivesse sido assaltado. Ah, e lamento que a tua namorada te tenha deixado."

Sam Halpern é um homem sem papas na língua, dono de filosofias de vida polémicas mas quase sempre certeiras [ver coluna ao lado].

O que Justin não sabia é que o regresso a casa dos pais iria mudar a sua vida para sempre. De coração despedaçado e sem grande ocupação diária, decidiu retomar a mania de apontar todas as tiradas incríveis e inconvenientes do pai. Dessas notas nasceu uma conta no Twitter. E de repente os cinco amigos e seguidores da conta transformaram-se em mais de 700 mil e depois disso mais de um milhão.

Toda a gente adorava Sam. E, claro, pouco tempo depois, a editora Harper Collins convidou Justin para transformar a sua conta do Twitter num livro. "Sh*t my Dad Says" ("Merdas que o Meu Pai Diz", em bom português) atingiu o oitavo lugar no top do "The New York Times". O sucesso levou a cadeia televisiva CBS a fazer uma série, que estreia amanhã nos EUA.

Quando soube que as suas frases e, consequentemente, a história da sua vida iriam ser transformadas num livro, Sam foi bem claro: "Não dou entrevistas, não quero falar com ninguém, nem quero que me aborreçam." E, num rasgo de boa vontade, desabafou: "Não acredito que alguém vá publicar uma coisa escrita por ti. É incrível, alguém te vai pagar para fazeres isto! A ti! Vais ter um livro teu nas livrarias! Não me leves a mal, mas é inacreditável. Estou muito orgulhoso de ti, filho. Toma, come uns cereais."

A série E quem melhor para interpretar Sam Halpern do que William Shatner, Capitão Kirk da série "Star Trek" e o politicamente incorrecto Denny Crane da série "Boston Legal"?

Em "$#*! my Dad Says", (com símbolos e asteriscos porque é feio dizer asneiras) Sam Halpern passa a chamar-se Ed Goodson e ao invés de ser casado e feliz, é divorciado pela terceira vez. E, ao contrário da vida real, tem dois e não três filhos. Justin, que na série se chama Henry, é representado pelo actor Jonathan Sadowski. Apesar destas diferenças, a essência está lá: Henry é um bloguista e aspirante a escritor - como na vida real - e Ed um desbocado opinativo, amante de cereais Grape Nuts.

A série conta ainda com a colaboração de David Kohan e Max Mutchnick, criadores da série "Will and Grace" e estreia amanhã, na americana CBS, em horário nobre. Em shitmydadsays.com/blog Justin Halpern relata as novidades relacionadas com as gravações da série, bem como as mais recentes tiradas do pai.
 
Diana Garrido, aqui