Dispositivo
pensado para monitorizar o sono também se liga a outros
eletrodomésticos para os gerir de acordo com o ciclo de vida do
utilizador.
O fabricante sul-coreano
de eletrónica de consumo Samsung criou um aparelho de monitorização do
sono que, ao mesmo tempo, cosnsegue controlar o televisor. Ideal para
quem tem por hábito adormecer frente à TV.
Batizado SleepSense, o dispositivo tem como objetivo ajudar "a pessoa dormir melhor", segundo afirma a empresa na descrição do produto.
O aparelho pode ser colocado debaixo do colchão a partir de onde consegue analisar o ritmo cardíaco e respiratório da pessoa, bem como quantas vezes ela se mexe durante o sono. Este procedimento só pode ser feito a várias pessoas em simultâneo se cada uma tiver o seu próprio sensor, uma vez que os sinais se podem confundir.
O alarme incorporado funciona tendo em conta os ciclos de sono do utilizador, de modo a identificar qual a melhor altura para o acordar.
De resto, o dispositivo faz o que os normais "sleep trackers" fazem, como analisar a quantidade e qualidade do sono, fornecer relatórios de sono e dar recomendações sobre como melhorá-lo, através da aplicação para telemóveis da Samsung, dando um relatório personalizado.
Mas a maior novidade mesmo é a possibilidade de ligação sem fios a outros aparelhos, incluindo os que não sejam da marca, utilizando para isso o hub da SmartThings (empresa que a Samsung comprou). Com isto, o SleepSense pode ligar ou desligar aparelhos consoante o utilizador esteja a adormecer ou a acordar..
Por exemplo, pode ligar automaticamente a máquina do café de forma a que este esteja pronto, acabado de fazer, no momento de acordar.
Não há ainda estimativas de preços ou de disponibilidade do mercado.
Retirada daqui