sábado, 31 de agosto de 2013

MAIS DE 80 CANDIDATOS APOSTAM EM CANAIS PESSOAIS PARA FAZER CAMPANHA

Das grandes cidades às juntas de freguesia de concelhos de pequena dimensão, há mais de 80 candidatos autárquicos que têm Meo Kanal

PS é o que mais recorre a esta ferramenta
Se a televisão não vem até nós, vamos nós para a televisão. Terá sido mais ou menos assim que dezenas de candidaturas às próximas eleições autárquicas pensaram nos últimos meses. Com mais de 300 concelhos a votos, a possibilidade de fazer passar a mensagem política através dos meios de comunicação social fica reduzida e a alternativa pode ser criar um canal de TV próprio. Foi isso que fizeram mais de 80 candidaturas através de um serviço gratuito do Meo, num fenómeno que não tem parado de crescer.

Nas últimas semanas, têm sido criados, em média, dois novos canais por dia na plataforma televisiva. O Meo Kanal parece ser a última moda entre as ferramentas de comunicação à disposição dos candidatos autárquicos. Os meios para produzir conteúdos audiovisuais estão hoje bastante mais acessíveis, pelo que mesmo as candidaturas mais modestas conseguem ter vídeos de qualidade razoável no ar.

A ferramenta não é central em nenhuma das estratégias de comunicação, mas surge como complemento com cada vez mais visibilidade. Para os candidatos, parece ser a forma para "amplificar" a mensagem, até porque ninguém está a produzir conteúdos em exclusivo para o Meo Kanal. "A ideia de utilizar o Meo surgiu de forma a potencializar os vídeos que já fazíamos para colocar no YouTube, no sítio na Internet ou na página de Facebook", explica a assessora de imprensa da candidatura da CDU à Câmara de Lisboa, Carina Castro, que está no canal 140621. A resposta é repetida pelas várias listas contactadas pelo PÚBLICO. O canal é sobretudo um repositório, com a visibilidade acrescida de estar na TV.

Os candidatos também concordam na "mais-valia" que representa o facto de o serviço ser gratuito. A produção de conteúdos também não envolve custos acrescidos para as candidaturas, sendo assumidos na maioria dos casos por voluntários e elementos pertencentes às estruturas dos respectivos partidos. "Os custos são muito reduzidos", assegura Carina Castro da CDU de Lisboa. "Está muito próximo de zero", estima Alexandre Luz, porta-voz da candidatura do PSD em Oeiras.

Outra semelhança está nos conteúdos disponibilizados. Quase todos os canais têm vídeos com discursos dos cabeças de lista, notas biográficas e apresentações dos restantes elementos das candidaturas. Também são comuns as mensagens de apoio de figuras locais ou de dirigentes nacionais dos respectivos partidos ou registos de acções de campanha, embora haja algumas propostas mais arrojadas (ver caixa). Mas encontram-se também propostas mais deslocadas da televisão, como muitos slideshows com fotografias ou apresentações em power point.

O acesso é simples: feito através da tecla verde do comando da Meo, o mesmo que dá acesso aos mais de 35 mil canais existentes. No entanto, nenhum dos canais autárquicos está no top 100 dos mais vistos da plataforma. Os canais políticos mais antigos foram criados em Fevereiro de 2012 pelo PS de Pinhel e pela JSD de Lisboa, ainda fora do contexto autárquico, mas, com o aproximar das eleições, são usados para fazer passar a mensagem dos respectivos candidatos. A procura foi tão grande nas últimas semanas, que a empresa acabou por criar uma área própria na plataforma dos canais pessoais inteiramente dedicada às autárquicas, conferindo-lhes maior visibilidade.

PS com 33 canais
Entre os 82 canais que estavam registados até à semana passada, a maioria é alimentada por candidatos do PS (33), entre os quais estão alguns dos mais mediáticos como o porta-voz do partido João Ribeiro, que se candidata à Câmara de Setúbal, ou Basílio Horta, aposta dos socialistas para tentar recuperar a Câmara de Sintra. Seguem-se o CDS e os movimentos de independentes, com 13 canais cada. Há ainda 12 listas do PSD com Meo Kanal.

A solução pode ser particularmente interessante para as candidaturas independentes, que têm menos meios à sua disposição. Pelo menos é nisso que acredita a candidatura O Nosso Partido é o Porto, liderada por Rui Moreira, que concorre à câmara da segunda cidade do país. "Sentimos a necessidade de produzir uma grande quantidade de conteúdos audiovisuais com alguma complexidade, que não se limitassem a reproduzir soundbites ou simples declarações de apoio", afirma a assessoria de imprensa da candidatura. Por isso, apostaram em "disponibilizar o máximo de conteúdos políticos para que ficasse claro o posicionamento e as políticas defendidas pela candidatura".

Há outras candidaturas independentes no Meo, como a de Guilherme Aguiar em Vila Nova de Gaia, as duas candidaturas de Cascais (Uma Ideia para Cascais e Ser Cascais), ou as listas da Guarda e Sines. Mas também estão existem canais de listas que não concorrem por nenhum partido político em concelhos mais pequenos como Alpiarça ou Ponte de Lima ou em freguesias. São disso exemplos a lista Servir Peso e Vales do Rio, no concelho da Covilhã, ou Juntos por Silvares, que concorre a uma das mais pequenas freguesias do concelho de Fafe, com cerca de mil eleitores habitantes.

A moda dos canais Meo para as autárquicas também chegou às freguesias urbanas, como Olivais, em Lisboa. Rute Lima, a candidata do PS, tem a sua plataforma televisiva no ar desde Maio de 2012. "Entendemos que era uma forma inovadora e agradável de chegar a um maior universo de pessoas", diz.

Facilidade de acesso
Na localidade, há "largas centenas de pessoas" com serviço Meo e o perfil populacional também facilita o acesso. "A população está dividida entre uma franja muito envelhecida, que passa muito tempo em frente à televisão, e uma geração mais jovem, que é mais sensível para os formatos on demand", expõe. A aposta "está a suscitar alguma curiosidade" ao ponto de a candidatura socialista àquela freguesia lisboeta ir reforçar os conteúdos a partir da próxima semana, com novos vídeos de campanha e mensagens de apoiantes.

"Todos os canais são importantes para fazer chegar a mensagem aos eleitores", avalia o porta-voz da candidatura do PSD no concelho de Oeiras. Isidro de Brito, o candidato à freguesia de Carnaxide, é outro dos concorrentes a juntas urbanas que estão no Meo. Mas todos os candidatos do partido no concelho vão ter a sua plataforma própria, incluindo Francisco Moita Flores, que concorre a presidente da câmara.

Samuel Silva, aqui