sábado, 31 de agosto de 2013

AINDA HÁ PRESIDENTES-CANDIDATOS QUE SABEM O QUE É A ÉTICA NA POLÍTICA


O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, decidiu hoje proibir o concerto de Tony Carreira na inauguração do Pavilhão Municipal, agendada para 13 de setembro, considerando que não era "eticamente enxuto" em mês de eleições.


"Os serviços técnicos [da câmara] acharam que deviam fazer uma festa com Tony Carreira [para a inauguração do pavilhão], mas quando ontem [quinta-feira] soube disso achei que não era eticamente enxuto", afirmou à Lusa Luís Filipe Menezes que acrescentou: "proibi a sua realização".

O autarca explicou que "uma coisa é uma inauguração" de um pavilhão, que "tem de se fazer", como acontece "normalmente", e para a qual até já convidou os "líderes todos", mas disse não consentir que se faça um espetáculo, como o concerto de Tony Carreira, num mês de eleições.

O cancelamento do concerto surge no mesmo dia em que seis candidatos à Câmara de Gaia pediram a Luís Filipe Menezes, por sugestão de José Guilherme Aguiar, que anulasse ou adiasse o evento, alegando que tinha "laivos evidentes de comício".

José Guilherme Aguiar (independente), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente) e Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) são os signatários de uma carta entregue hoje pelas 17:00 na câmara de Gaia e dirigida ao presidente da câmara.

"Na vida política há regras e uma ética que nenhum poder deve ultrapassar. É entendimento unânime dos signatários que inaugurar um Pavilhão Municipal a três dias do início de uma campanha eleitoral autárquica, e fazê-lo através de uma festa com laivos evidentes de comício pago por dinheiros públicos, ultrapassa, em muito, esse limite, que, desde logo, o bom senso deveria ter impedido", frisam.

À Lusa, Menezes esclareceu que "já tinha tomado esta decisão antes" da carta hoje entregue.

Sobre os custos associados ao concerto, o vice-presidente da câmara, Firmino Pereira, explicou que o espetáculo de Tony Carreira "era realizado por um promotor privado, sem custos financeiros para a câmara" e com "bilhetes à venda a 10 euros".

Firmino Pereira disse ainda que a decisão de Menezes de proibir o concerto "foi a correta", para que "os candidatos Eduardo Vítor Rodrigues e Guilherme Aguiar não possam acusar Tony Carreira pela derrota a 29 de setembro".

O autarca garantiu que o Pavilhão Municipal de Gaia "vai ser inaugurado a 13 de setembro às 11 da manhã" sendo "uma das maiores obras que merece ser inaugurada".

Já um dos signatários da carta, o candidato do BE Eduardo Pereira, teceu duras críticas às obras do pavilhão, lembrando que o mesmo está encerrado "há mais de dois anos" e que isso "prejudicou os seus utentes habituais" e levou a que "dezenas, senão centenas, de jovens" abandonassem a prática desportiva.

Retirada daqui