terça-feira, 9 de abril de 2013

VERDES QUESTIONAM GOVERNO SOBRE FOCOS DE POLUIÇÃO NO RIO CÉRTIMA

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar "Os Verdes", questiona o Governo sobre eventuais focos de poluição no rio Cértima

O deputado do Partido Ecologista fala em "descarga de efluentes sem tratamento no Rio Cértima, situação que tem indo a ser denunciada, há vários anos, pela população local".


O rio Cértima integra a bacia hidrográfica do Rio Vouga, nasce na Serra do Buçaco e desagua no rio Águeda, atravessando próximo da foz a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. Ao longo dos seus cerca de 43km percorre os concelhos da Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda.

Alvo de sucessivas notícias sobre eventuais focos de poluição no rio, a situação é levada ao Ministério do Ambiente com questões sobre o conhecimento que haverá em questões como "descargas de efluentes sem qualquer tratamento alegadamente provenientes de atividades agrícolas e industriais".

Baseado em “denúncias que chegaram ao PEV”, José Luís Ferreira lembra que "a população refere que as descargas de águas residuais são mais frequentes às sextas-feiras ao final da tarde, talvez quando os meios de fiscalização são mais reduzidos".

“Os Verdes” querem saber se nos últimos 10 anos foram identificados os principais focos de poluição e os respetivos responsáveis pelo lançamento de descargas ilegais e “que ações este Ministério tem desenvolvido para evitar a poluição do Rio Cértima” atendendo a que o vale do rio Cértima e a Pateira de Fermentelos “constituem um ecossistema específico com grande diversidade de flora e fauna".

Recorde-se que há pouco tempo a Pateira de Fermentelos foi classificada como Zona Húmida de Importância Internacional”. 

Retirada daqui