quarta-feira, 3 de abril de 2013

OS TRANSTORNOS CAUSADOS PELAS OBRAS DA ALAMEDA DA CIDADE DE OLIVEIRA DO BAIRRO

"O pó, o barulho das máquinas e a confusão das obras já fazem parte da rotina de quem vive e trabalha no centro de Oliveira do Bairro. A Alameda da Cidade, que está a ser construída desde novembro de 2010, é bem recebida pela população e comerciantes, mas por agora, só tem dado dores de cabeça e prejuízos avultados aos comerciantes, levando alguns até a fechar portas.”


Assim começa o artigo publicado no Jornal de Noticias no dia 6 de novembro do ano passado, e onde no mesmo artigo, vem o Presidente da Câmara Municipal dizer que a Alameda estará concluída no final do primeiro trimestre de 2013. Ora, estamos no final do mês de março e, pelos vistos, mais uma vez, falharam as previsões da data de conclusão das obras. 

Na edição deste jornal [Jornal da Bairrada], em 28 de fevereiro deste ano, vem outro artigo (ou mentira!!!) sobre a Alameda, onde o Presidente da Câmara Municipal vem novamente dizer que o prazo de conclusão das obras agora será antes de julho. Primeiramente, o prazo de conclusão era para novembro de 2012 (expirado), depois passou para 17 de março (expirado também) e agora é para julho... Será que, como diz o ditado, à terceira será de vez, ou será mais um prazo para expirar e continuarmos a ser enganados e prejudicados por estas obras que nunca mais acabam?!!!  As obras de Mafra acho que já teriam acabado!!!
Surpreende-me a falta de respeito que as entidades responsáveis pela realização e conclusão das obras da Alameda têm tido para com a população e comerciantes, que se têm visto muito prejudicados com esta situação que já se arrasta há tempo demais; mas fico mais surpreendido ainda, porque temos uma Associação Industrial (ACIB) que não tem feito absoluta e rigorosamente NADA para defender e proteger os seus associados pelos prejuízos causados com as obras (recorde-se que no Porto, a Câmara foi obrigada a indemnizar alguns comerciantes pelos prejuízos causados com as obras sofridas), mas não se esquece de enviar o recibo de cobrança trimestral para pagamento das quotas. Ou será que, estando as instalações da ACIB num espaço que pertence à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, seja motivo para que a ACIB não tome nenhuma atitude para defender os seus associados?!!! Coincidência ou não, o certo é que não temos visto nada.
Chega de mentiras, chega de mais prejuízos, chega de nos dizerem para termos paciência, pois a paciência não paga as contas ao fim do mês de quem tem uma porta aberta ao público, e não é com uma isenção de horário e publicidade que a Câmara Municipal “ofereceu” aos comerciantes para este ano de 2013 que vão compensar os prejuízos sofridos com toda esta situação que, repito, já se arrasta há tempo demais.
Se não acabam as obras rapidamente, serão as obras a acabar com a maior parte dos estabelecimentos abrangidos pela Alameda da (nece)Cidade. Esperemos...
CR
(cidadão identificado pelo Jornal da Bairrada)