domingo, 27 de novembro de 2011

A 'CURIOSIDADE' VAI PARA MARTE

A"Curiosidade" partiu ontem e lá para Setembro de 2012 chegará a Marte para procurar vestígios de vida.

É uma espécie de brinquedo telecomandado, ou antes, um robot que pode recolher amostras, analisá-las e enviar os dados para a Terra. São 570 milhões de quilómetros de viagem, um número astronómico na real acepção da palavra.

Nos últimos dias, apareceram na nossa vida outros números astronómicos. Os mais de 200 quilómetros/hora a que seguia o carro de Angélico. Os 35 milhões de euros do Euromilhões que aterraram em Viseu. Por curiosidade, este número é "parecido", quer dizer, tem menos três zeros do que o que Portugal vai pagar em juros e comissões pelo "programa de ajuda" da troika. Contas feitas, recebemos 78 mil milhões e, além de pagar este valor, retribuímos os bons serviços com mais 35 mil milhões.

Astronómicas, à escala da crise que apoquenta o nosso dia-a--dia, são as ofertas (sem comissões nem juros) que pelo país fora estão a ser recolhidas pelos bancos alimentares contra a fome.

E aqui entra um factor humano essencial: até agora, as recolhas de alimentos ultrapassam sempre os totais antes atingidos. Se antes os sacos dos bancos alimentares levavam um quilo de arroz e um pacote de massa, ainda ontem vi sacos cheios a passar das mãos dos doadores para os voluntários. Talvez porque à medida que as dificuldades aumentam, mais perto ficamos uns dos outros, juntos contra a pressão que vem de fora. Trezentas mil pessoas receberam apoio do Banco Alimentar ao longo deste ano. Outro número espantoso.

É nesta altura em que somos tratados como lixo por entidades opacas e duvidosas que se torna mais emocionante o reconhecimento de uma parte da nossa identidade num respeitável fórum mundial. No momento em que escrevo, faltam poucas horas para a decisão do Comité Intergovernamental da UNESCO. É quase certo que nesta madrugada a notícia de que o fado é considerado Património Imaterial da Humanidade vai voar do calor da ilha indonésia de Bali para Portugal.

Mas este resultado não é um bónus trazido por um acaso de baixíssima probabilidade como o Euromilhões. Foi preparado com muito trabalho ao longo de seis anos pela equipa de académicos, artistas e sabedores que se empenharam na candidatura, juntando no mesmo desejo os puristas e os menos ortodoxos, com muita diplomacia pelo meio. Pessoas com convicções.

A "Curiosidade" avança pelo espaço em busca de informações sobre o nosso vizinho vermelho que povoámos imaginariamente de seres verdes. O Mundo pula e avança cada vez que um homem sonha, dizia o poeta Gedeão.

Ana Sousa Dias, aqui