quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DEPOIS DA INAUGURAÇÃO DE 'FAZER DE CONTA', AÍ ESTÁ A INAUGURAÇÃO A SÉRIO

Mais de três meses depois de entrar em funcionamento (30 de Junho de 2011), será oficialmente inaugurado o mega edifício público constituído pela nova sede da junta de freguesia, auditório e um outro espaço que a câmara municipal designa por 'biblioteca' e que a própria junta de freguesia designa, mais modestamente, por 'pólo de leitura'.

Tal como havia aqui referido, trata-se de uma oportunidade propícia a discursos inflamados, a que se seguirão as aguardadas e sempre imperdíveis sessões fotográficas para a obtenção de amplos planos que registem para a posteridade um momento de tão subida honra.

O evento conta com a participação de S. Exª o Senhor Presidente da República, e terá lugar amanhã, dia 7 de Outubro, uma deslocação que é já vista como um raro exemplo de contenção e recato que a situação económico-financeira do país exige e a todos impõe.

«Há um caminho, estreito e difícil, que passa pela disciplina na utilização dos dinheiros públicos e pelo aumento da poupança interna, mas também pelo crescimento da nossa economia», disse ontem o Senhor Presidente da República na sua intervenção durante a cerimónia de comemoração dos 101 anos da Proclamação da República.

Está bom de ver como a deslocação da comitiva presidencial para inaugurar um equipamento que já foi aberto ao público há três meses atrás se enquadra neste momento que, como o presente, em que diminui de forma substancial a tolerância dos cidadãos perante o despesismo público e o gasto improdutivo, o que constitui um efeito positivo da situação que atravessamos.

«Há mais de um século, dizia Oliveira Martins que, quando aparecem as crises, «vê-se mais ao vivo como as coisas são na realidade». Estamos agora confrontados com a realidade».

Para memória futura, o registo da cerimónia protocolar de içamento das bandeiras que teve lugar no dia 30 de Junho de 2011 aquando da abertura ao público do referido equipamento, um momento que doravante bem poderá passar a ser designado como uma inauguração de 'fazer de conta': o presidente da junta de freguesia de Oiã içou bandeira da freguesia, o presidente da assembleia de freguesia içou a bandeira do município,  Maria da Graça içou a bandeira da União Europeia, e o senhor presidente da câmara municipal içou a bandeira nacional.

Presentes no local, entre o escasso público, estiveram também os vereadores Carlos Ferreira, Laura Pires, Henrique Tomás e Jorge Mendonça, para além de alguns membros das assembleias municipal e de freguesia.