terça-feira, 18 de outubro de 2011

AÍ ESTÃO AS PISTAS CICLÁVEIS DE OLIVEIRA DO BAIRRO!!!

Por aquilo que se lê aqui está para breve a construção de uma via ciclável intermunicipal que “terá cerca de 107 km de extensão no seu conjunto, através da criação de infra-estruturas para o uso da bicicleta, associadas ao desporto, lazer e turismo na envolvente da Ria de Aveiro, e vai ligar os vários concelhos fronteiros à Ria, e também os concelhos fronteiros às Pateiras de Fermentelos e de Frossos, onde se inclui Oliveira do Bairro.

Esta é, sem dúvida, uma boa notícia. Na verdade, o actual panorama crítico relativo à sobre-exploração dos combustíveis fósseis, tem conduzido a um consequente e exponencial aumento do preço do petróleo; e no âmbito desta problemática, surge a oportunidade de criação de condições de integração e promoção de meios de transporte alternativos, não poluentes.

Neste contexto, a bicicleta tem vindo a conquistar o seu espaço na actualidade como uma alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público.

Presentemente verifica-se que a bicicleta já não é encarada apenas como instrumento de utilização lúdica ou recreativa, mas como transporte que promove a saúde pública e permite criar maiores condições de harmonia urbanística.

A sua utilização contribui para a oferta de mais um meio de transporte alternativo, individual e não poluente.

As novas políticas internacionais relativas ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo não poluente e a sua consequente circulação, em vias que não se cinjam apenas a pistas e corredores a elas dedicados, poderão levar a que se devam tomar medidas de sensibilização que tenham como objectivo incentivar o respeito por parte dos condutores de veículos motorizados, quando estes veículos não poluentes de duas rodas começarem a partilhar o espaço de circulação que habitualmente lhes era reservado em exclusivo.

Em Oliveira do Bairro é com a futura Alameda da Cidade, que ligará o quartel dos Bombeiros à Escola Secundária, numa extensão de 2930 metros, que serão dados importantes passos para facilitar a deslocação dentro da cidade e melhorando a qualidade de vida dos oliveirenses. A obra contempla espaços de lazer, espaços verdes, pistas cicláveis, (objectivo que o projecto circunscreve apenas ao troço 4 - Encosta de S. Sebastião), passeios mais largos, estacionamentos ao longo de todo o percurso e arranjos urbanísticos diversos.

Quem sabe se é desta que a ideia da criação da “Rede BOB”, traduzida na disponibilização da ‘Bicicleta de Oliveira do Bairro’ aos alunos de todo o concelho, a que me referi aqui e aqui, vai ser posta em prática!

Entretanto, e enquanto a Alameda da Cidade não estiver concluída, a política de redução do volume de tráfego, apresta-se para começar a ter efeitos práticos já em breve, com a utilização da pista ciclável (cuja construção na Estrada de Vila Verde está já em fase de conclusão), numa extensão de cerca de 450m, que liga em sentido único o posto de abastecimento da ‘Alves Bandeira’ às instalações da empresa 'MODICER'.

É verdade que não chega a ser meio quilómetro de pista ciclável; e qué só tem um sentido; e que liga nada a coisa nenhuma.

Mas não deixa de ser uma pista ciclável, um autêntico must de planeamento estratégico, com sucesso garantido para o desempenho de um papel fundamental na prossecução do objectivo de acalmia dos fluxos de trânsito na referida via.

Sem qualquer sombra de dúvida!