Por aquilo que se lê aqui está para breve a construção de uma via ciclável intermunicipal que “terá cerca de 107 km de extensão no seu conjunto, através da criação de infra-estruturas para o uso da bicicleta, associadas ao desporto, lazer e turismo na envolvente da Ria de Aveiro, e vai ligar os vários concelhos fronteiros à Ria, e também os concelhos fronteiros às Pateiras de Fermentelos e de Frossos, onde se inclui Oliveira do Bairro”.
Esta é, sem dúvida, uma boa notícia. Na verdade, o actual panorama crítico relativo à sobre-exploração dos combustíveis fósseis, tem conduzido a um consequente e exponencial aumento do preço do petróleo; e no âmbito desta problemática, surge a oportunidade de criação de condições de integração e promoção de meios de transporte alternativos, não poluentes.
Neste contexto, a bicicleta tem vindo a conquistar o seu espaço na actualidade como uma alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público.
Presentemente verifica-se que a bicicleta já não é encarada apenas como instrumento de utilização lúdica ou recreativa, mas como transporte que promove a saúde pública e permite criar maiores condições de harmonia urbanística.
A sua utilização contribui para a oferta de mais um meio de transporte alternativo, individual e não poluente.
As novas políticas internacionais relativas ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo não poluente e a sua consequente circulação, em vias que não se cinjam apenas a pistas e corredores a elas dedicados, poderão levar a que se devam tomar medidas de sensibilização que tenham como objectivo incentivar o respeito por parte dos condutores de veículos motorizados, quando estes veículos não poluentes de duas rodas começarem a partilhar o espaço de circulação que habitualmente lhes era reservado em exclusivo.
Em Oliveira do Bairro é com a futura Alameda da Cidade, que ligará o quartel dos Bombeiros à Escola Secundária, numa extensão de 2930 metros, que serão dados importantes passos para facilitar a deslocação dentro da cidade e melhorando a qualidade de vida dos oliveirenses. A obra contempla espaços de lazer, espaços verdes, pistas cicláveis, (objectivo que o projecto circunscreve apenas ao troço 4 - Encosta de S. Sebastião), passeios mais largos, estacionamentos ao longo de todo o percurso e arranjos urbanísticos diversos.
Quem sabe se é desta que a ideia da criação da “Rede BOB”, traduzida na disponibilização da ‘Bicicleta de Oliveira do Bairro’ aos alunos de todo o concelho, a que me referi aqui e aqui, vai ser posta em prática!
Entretanto, e enquanto a Alameda da Cidade não estiver concluída, a política de redução do volume de tráfego, apresta-se para começar a ter efeitos práticos já em breve, com a utilização da pista ciclável (cuja construção na Estrada de Vila Verde está já em fase de conclusão), numa extensão de cerca de 450m, que liga em sentido único o posto de abastecimento da ‘Alves Bandeira’ às instalações da empresa 'MODICER'.
Quem sabe se é desta que a ideia da criação da “Rede BOB”, traduzida na disponibilização da ‘Bicicleta de Oliveira do Bairro’ aos alunos de todo o concelho, a que me referi aqui e aqui, vai ser posta em prática!
Entretanto, e enquanto a Alameda da Cidade não estiver concluída, a política de redução do volume de tráfego, apresta-se para começar a ter efeitos práticos já em breve, com a utilização da pista ciclável (cuja construção na Estrada de Vila Verde está já em fase de conclusão), numa extensão de cerca de 450m, que liga em sentido único o posto de abastecimento da ‘Alves Bandeira’ às instalações da empresa 'MODICER'.
É verdade que não chega a ser meio quilómetro de pista ciclável; e qué só tem um sentido; e que liga nada a coisa nenhuma.
Mas não deixa de ser uma pista ciclável, um autêntico must de planeamento estratégico, com sucesso garantido para o desempenho de um papel fundamental na prossecução do objectivo de acalmia dos fluxos de trânsito na referida via.
Mas não deixa de ser uma pista ciclável, um autêntico must de planeamento estratégico, com sucesso garantido para o desempenho de um papel fundamental na prossecução do objectivo de acalmia dos fluxos de trânsito na referida via.
Sem qualquer sombra de dúvida!