A aposta na educação não se resume à construção de raiz de novos edifícios escolares.
Apostar em “Escolas Boas”, é apostar na formação e educação dos alunos, ensinando-lhes o valor da solidariedade e incutindo-lhes os princípios da igualdade e da oportunidade.
E assim, em 27 de Fevereiro de 2009 (ver fls. 22 e 23 da acta), referi-me numa sessão da assembleia municipal, a uma ideia que registei no IPSB e que, em meu entender, a autarquia devia ter acolhido imediatamente, em sede de implementanção da Agenda 21 Local: a criação da “Rede BOB”, traduzida na disponibilização da ‘Bicicleta de Oliveira do Bairro’ aos alunos de todo o concelho.
Em contas rápidas, 500 bicicletas a um custo unoitário de 50,00 €, traduzem num investimento de 25.000,00 €, cerca de sete vezes menos que prejuízo da última FIACOBA.
Até à data esta ideia não mereceu por parte da câmara municipal de Oliveira do Bairro qualquer atenção.
No entanto, numa altura em que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro avançou para uma parceria com a ABIMOTA tendo em vista a promoção do uso da bicicleta, pode ser que um dia destes, e com mais de dois anos de atraso, esta ideia de alunos de um estabelecimento de ensino do concelho esteja implementada por cá!