terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NÃO, NÃO SOU O ÚNICO


A muito curto prazo serão adjudicados os últimos 3 dos 8 (oito) novos pólos escolares que o executivo pretende ver construídos nas 6 (seis) freguesias do concelho de Oliveira do Bairro.

Como forma de suavizar o enormíssimo esforço financeiro necessário à execução destes equipamentos, tive já ocasião de me pronunciar aludindo à implementação, por parte da autarquia, de uma bem estruturada rede de transportes escolares, que assegure o transporte dos alunos entre as suas residências e os novos pólos escolares, mesmo situados noutra freguesia, passando o município a dispôr de uma frota capaz de assegurar transportes públicos, não só nos intervalos lectivos diários, mas principalmente durante os períodos de férias.

Uma rede de transportes que permita aos munícipes deste concelho, aquilo que no último dia de 2010 foi permitido à montalegrense Vanessa, uma jovem que depois de se levantar foi "apanhar o autocarro que em tempo de aulas a leva para a escola", como pode ler-se na notícia que dá conta que desde o início do ano lectivo que todas as aldeias do concelho de Montalegre têm transporte público à porta. O serviço resultou de uma reorganização da rede de transporte escolar por forma a que o circuito servisse também a restante população.

Uma medida que, no dizer do presidente do município transmontano tem um grande "alcance social" uma vez que coloca os munícipes "que estão longe da sede do concelho em igualdade com os que estão na sede, no acesso aos serviços públicos, à saúde, ao comércio, porque passa a existir transporte acessível todos os dias, de todas as aldeias, de modo que as pessoas possam deslocar-se e fazer a sua vida normal sem grandes encargos no transporte".

Uma solução que em Oliveira do Bairro é desconsiderada apenas e só porque apresentada pela oposição, mas que muitos outros municípios querem importar, e em relação à qual até a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) se interessou...