A sessão parlamentar romena de quinta-feira ficou marcada pelo protesto de Adrian Sobaru, pai de uma criança com deficiência a quem o Governo cortou o subsídio.
O romeno saltou de um balcão com sete metros em forma de protesto contra as medidas de austeridade, enquanto o primeiro-ministro discursava.
Adrian Sobaru atirou-se na altura em que Emil Boc, primeiro-ministro romeno, estava a discursar sobre a moção de censura. Adrian de 40 anos, gritou: "Boc, tiraste-nos os direitos das crianças."
Já no chão gritou ainda "liberdade e justiça", conta o jornal 'The Telegraph'.
O homem sofreu vários ferimentos, em particular no rosto, e ficou com algumas fracturas na face, mas não corre risco de vida. O romeno conseguiu entrar no Parlamento por ser engenheiro electricista no canal de televisão estatal.
Boc mostrou-se chocado com a atitude e aproximou-se rapidamente, bem como outros políticos, antes da sesssão ser cancelada.
O primeiro-ministro confessou que "a tragédia" o chocou e apelou à calma "nestes momentos difíceis". Adrian Sobaru tinha uma t-shirt vestida que dizia 'Tu mataste o nosso futuro'.
Retirada daqui