sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

O mestre dos romances de espionagem, John Le Carré, regressa literalmente ao local do crime com Um Traidor dos Nossos, a Rússia, onde o autor situou alguns dos seus melhores momentos literários, fundados nos jogos de bastidores que foram distraindo a diplomacia soviética e ocidental durante a Guerra Fria. O império caiu, o país mudou, mas não Le Carré.
Este, com a capacidade de construir personagens e situações que lhe é reconhecida, e capitalizando o vasto conhecimento das relações difíceis entre Russos e Ocidentais – por mais cimeiras NATO-Rússia que façam… –, constrói a trama em torno de Dimitri "Dima" Krasnov, um oligarca russo enorme, fugido da morte na Rússia e à espera de protecção britânica, que se passeia, acompanhado da família, pelos paraísos estivais de Antígua sob escolta.
Dima tropeça num casal britânico de férias, o dubitativo professor universitário Perry e a assertiva jurista Gail, que têm a desdita de se deixar seduzir pelo discurso do russo, entre o gangster e o sentimentalóide, com ligações à máfia e especialista no branqueamento de capitais.
A partir dali, o casal inocente e que apenas buscava paz suficiente para tomar resoluções ponderadas, é enredado numa teia, tão cruel como sofisticada, que envolve os serviços secretos ingleses em recomposição, o tenebroso mundo tentacular da alta finança, os escabrosos códigos da máfia russa e a cupidez de políticos com a corrupção inscrita no ADN.
Ao contrário da fleuma do velho George Smiley, agente impoluto de outros romances, neste livro não há gentilezas; todo ele é trepidação, conspirações e medo. Sem inocentes nem redenção. Um romance desencantado e brilhante.
(Elmano Madail)

UM TRAIDOR DOS NOSSOS
John Le Carré
Dom Quixote
17,95 €

Retirada daqui