segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CÂMARA DE AVEIRO VAI ABATER ÁRVORES DA AVENIDA

As árvores (choupos) existentes na Avenida dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, estão doentes e algumas podres.

Põem em risco a segurança de pessoas e bens. Vinte e seis vão ser abatidas no próximo Outono, segundo decisão da edilidade aveirense.

Os vinte e seis choupos que vão ser abatidos após o inicio da queda da folha, no próximo Outono, na Av. Dr. Lourenço Peixinho, no centro de Aveiro, por decisão da Câmara, tomada por unanimidade, na ultima reunião, são os que oferecem maior perigo para a segurança de pessoas e bens, segundo apurou o JN.

A autarquia, numa segunda fase, cuja data ainda não está definida, irá proceder ao abate de mais 18 choupos na Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Esta intervenção da autarquia será acompanhada da remoção imediata dos cepos e reposição do pavimento e os choupos serão substituídos por outras espécies de árvores mais de acordo com o meio urbano e que serão plantadas em outras caldeiras, segundo o vice-presidente da Câmara, Carlos Santos.

A decisão de abater 44 choupos na Av. Dr. Lourenço Peixinho, foi tomada após no ano passado, um enorme choupo ter caído, não provocando, no entanto, qualquer dano em pessoas e bens.

A Câmara de Aveiro decidiu recentemente encomendar um estudo biomecânico para avaliação do risco de queda e fractura e avaliação da perigosidade de todos os choupos da Av. Dr. Lourenço Peixinho.

O estudo refere o estado fitossanitário de cada um dos choupos e defende o abate imediato de 26 e o posterior arranque de 18. Os choupos apresentam, entre outros, focos de prodridões, cavidades profundas e fissuras longitudinais.

Jesus Zing, aqui