sábado, 25 de janeiro de 2014

CRÓNICAS DO INFERNO

Acabou a Crise!!!

A maneira mais fácil de fazer passar uma ideia é o exemplo.

Uma imagem vale mais do que mil palavras, todos sabem.

Foi essa grande verdade que o Governo (finalmente!!!!) descobriu agora. 

Confesso que não sei o que andavam a fazer os assessores de imagem dos senhores ministros para, só agora, terem descoberto esta  apalissada”!

Quem acreditaria no senhor Primeiro Ministro se ele dissesse, ainda que de modo convicto, “a crise acabou”?

Nem o seu seguidor mais ferrenho. O mais natural é que quem o escutasse metesse a mão ao bolso (dele, ouvinte, e não do Dr. Passos Coelho) e confirmasse que os papeis que ali se amontoavam continuavam a ser facturas a pagar e não notas de banco.


Até porque sabemos que um republicano – ainda que de segunda linha como o actual Primeiro-Ministro – jamais cairia na tentação de repetir o conhecido milagre que a distinta esposa de el-rei D. Dinis conseguiu com rosas e pão.

De qualquer modo também nunca seria o senhor Coelho o governante mais indicado para um eventual número de travesti. Há, reconheçamos, gente mais indicada para esses números no seu grupo próximo.

Adiante. 

Pelo que decidiram mostrar à saciedade (e à sociedade!) que a crise tinha MESMO acabado.Com exemplos que não podem deixar dúvidas.O senhor Vice-Primeiro-Ministro começou, desde logo, a viajar em executivo nos aviões. 

Mesmo em viagens curtas (Madrid – Lisboa) e indo contra as directivas do seu próprio Governo.Ao fim e ao cabo o custo também é só o dobro…

O Ministro da Defesa, certamente para se auto-premiar pelo magnífico trabalho que fez na venda dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, comprou um carro novo.Imponente como se exige em tempos de fartura e depois deste interregno dum largo período de “vacas magras”.

Os subsídios de férias e de Natal, em 2014 vão aumentar 91,8%!!!!!!!!!Ponham aqui os olhos seus irlandeses vaidosos!(Ah!, esperem… Afinal este aumento é só para deputados!!!

Mas… pronto, tínhamos de começar por algum lado!)Um novo regime fiscal garante que reformados e profissionais qualificados possam, a partir de agora, ter isenções fiscais sobre as pensões e taxas do IRS mais reduzidas!

Viva!!!! Bravo!!!! (Ah!, bolas… Afinal isto é só para os estrangeiros que queiram vir para Portugal. Os indígenas continuam com os cortes. Mas... pronto, temos de continuar a vender a ideia de que somos um país de gente que adora os turistas e blá, blá, blá!!!)Deixámos de ter de pagar as contas em prestacções e optámos por pagar as nossas importações… a pronto!!!Excelente! Medida acertadíssima! 

Na linha do que fazem as donas de casa portuguesas desde sempre.Teremos, assim, a possibilidade de comprar os produtos de primeira necessidade a preços mais baixos.Deixa lá ver quem foi a primeira empresa a beneficiar desta nova medida. Ah!, os fornecedores dos submarinos! (Paciência. Mil milhões de euros em notas. 

E afinal foi a empresa que obrigou a que o pagamento fosse assim feito.)De qualquer modo penso que não haverá dúvidas de que a crise acabou.Disseram-no os governantes e os deputados dos partidos que o apoiam. 

Dizem alguns escribas. Garantem alguns comentadores. Até aquele senhor que ganhou o prémio Carlos V nos afiançou isso mesmo.Porque não acreditar?

A não ser que o Paulo Portas jure, pela sua consciência, que este é um sucesso irrevogável… dou-lhes o benefício da dúvida.

Dê Moníaco, no jornal 'Região Bairradina' de 22 de Janeiro de 2014