quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ENLARGE YOUR REFORMA DO ESTADO


"Você é o Michelangelo da sua própria vida.
O 'David' que você está esculpindo é você.E você faz isto só com os seus pensamentos.""O Segredo", Rhonda Byrne

 Aí está ele: o guião da reforma do Estado! Tanto o desejámos que acabou por aparecer. O tão esperado guião tem 112 páginas com letra em corpo 16 e triplo espaçamento entre linhas

Existe um motivo para o enorme espaçamento e tamanho da letra: é para mostrar aos alemães por videoconferência. Ou isso, ou Paulo Portas não aguenta lentes de contacto e óculos, em público, nem pensar.


À primeira vista, 112 páginas parece muito para tão pouco tempo, mas com espaçamento e letra com corpo normal, a reforma do Estado deixa de ser tão africana, mirra e passa para 36 páginas. Portas nunca foi de poupar nas fotocópias.

Em termos de formato de guião, como guionista, senti falta das didascálias. Exemplo: Portas (cora, engole em seco e esconde a cara). O desemprego está a crescer porque as pessoas recusam ofertas de emprego (benze-se).

Em relação à interpretação do guião, achei Portas sem ritmo. É o mal dos trabalhos de grupo, há sempre um que se balda e, muitas vezes, é o mesmo que os apresenta. Andou ali à volta sem ir ao concreto. A minha mãe é assim mas com parentescos: "vai ali à loja da Sra. Guida. É ali na... Sabes quem é? É casada com o cunhado da prima Aninhas. Que é irmão do tio daquela senhora que é professora de piano do primo do tua cunhada." Fora voltas e mais voltas, confesso que acho os preliminares do Portas enfadonhos. Eu conheço aquele tipo de conversa: "deixei o TPC na escola."

Quanto ao conteúdo, acho que aquilo não é um guião, é um livro de auto-ajuda feito por gente que só nos lixou. A reforma do Estado é o "Segredo" dos neoliberais. De certa forma, é demasiado abstracto para uma oposição concreta.

Portas disse: "temas que podem implicar revisão constitucional são apenas referências políticas" - um "está aqui isto, mas não liguem, está bem?". Deixou algumas pistas como: "os professores vão poder comprar escolas". Discretamente, lançou o "spin off" de instituições: os militares vão poder comprar submarinos! Portas parecia o vice-presidente da Apple a anunciar que, de agora em diante, só vão fazer esquentadores. Mudar assim, sem perguntar nada a quem cá mora, não me agrada muito. Uma espécie de "querido, mudei-te o prédio", sem darem cavaco ao condomínio, não me parece legal.

Eu já li o guião todo, enquanto tomava uma bica, e sei que vocês não vão ter paciência para isso. Querem a sinopse, não é? Eu compreendo.

Sinopse do guião da reforma do Estado: a ideia é transformar o Estado na Dona Inércia; mas sem nada à borla. Este guião da reforma do Estado viveu dois anos escondido na bagageira do carro de Passos Coelho.

TOP 7 DA REFORMA

 1  EUA apoiam direito das mulheres sauditas a conduzir - são mais fáceis de abater pelos drones.


 2  Ao novo anúncio dos CTT só falta o - porquê?! - no fim.


 3  Jornal de Angola: "Dupla Soares/Sampaio igual a Salazar/Caetano. Mário Crespo é um nazi!" Posição Oficial: "Lálálálálá". Blatter: "CR7 vai ao cabeleireiro." Posição Oficial: "Ignomínia!".

 4  Portas: "cortar é diferente de reformar" - a excepção é cortar nas reformas. Portas é o antónimo da Maria João Pires.

 5  Afinal, o desastre do Costa Concordia foi por causa de uma jovem dançarina moldava. Já podiam ter dito, andava eu aqui a dizer mal do Schettino.


 6  Processo do DCIAP que envolvia o Procurador-Geral da República angolano, João Maria de Sousa, foi arquivado em Julho - somos o melhor país do mundo a manter o segredo de arquivamento de justiça.

 7  "Governo quer limite de 2 cães e 4 gatos por apartamento" - Sócrates foi comprar 3 cães e 5 gatos.

João Quadros, aqui