sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ


Chegam às livrarias na sexta-feira os primeiros volumes da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen publicados pela Assírio & Alvim.

Foi com Poesia, em 1944, que a autora publicou pela primeira vez. Um acontecimento que o ensaísta Pedro Eiras, no prefácio da presente edição, saúda como sinónimo de “uma língua nova e límpida”. “Todos os outros livros, mais tarde, poderiam receber o mesmo batismo, o mesmo nome preciso”, acrescenta.

A par de Poesia, são publicados mais três títulos: Coral, No Tempo Dividido e Mar Novo com prefácios, respetivamente, de Manuel Gusmão, Federico Bertolazzi e Fernando J.B. Martinho.

Além da reedição dos livros, “em edições cuidadas e rigorosas”, a Assírio & Alvim pretende também abrir “um espaço de estudo, análise e debate sobre esta obra tão singular e preciosa”.

Ao longo de 53 anos, Sophia de Mello Breyner escreveu um total de 14 livros de poesia mas também publicou contos, histórias para crianças, ensaios e peças de teatro. O Prémio Camões, o Prémio Poesia Max Jacob e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana foram algumas das distinções literárias que recebeu.

Retirada daqui