terça-feira, 11 de setembro de 2012

NOTAS DE FIM DE VERÃO


Troika
Não quis acreditar quando li que a troika na Grécia propôs ao governo local, como uma das soluções de austeridade, passar a semana de trabalho para seis dias. Não é o problema de trabalhar mais um dia ou alargar a semana de trabalho por mais 8 horas. É a dificuldade que esta “trokianos”, feiticeiros de economia, têm em perceber que os erros cometidos em todo no sul da europa e nalguns países francófonos, também tiveram o apoio dos países do norte, mais endinheirados. A solidariedade que vomitam da boca não pode espezinhar os povos do sul a quem os apoios da CEE, no fundo fizeram foi desfazer-se dos seus aparelhos produtivos. A culpa dos sulistas, roubando a palavra a um conhecido gastador do norte, é terem-se deslumbrado com tanta facilidade e não olhado para um dos sete pecados capitais ditados por Ghandi: “riqueza sem trabalho”.

Rolha
A Rota da Bairrada, na ação de divulgação da Bairrada, colocou rolhas gigantes nas sedes de cada concelho aderente ao projeto. A capital do distrito, Aveiro, tratou a rolha como nós fazemos depois de beber o espumante - deitamos fora. O local escolhido é menor e a base está descuidada. Francamente, este assunto não tem importância se comparado com os enormes problemas do país e da cidade de Aveiro atolada em dívidas, mas pelo menos, pedia-se ao vereador do turismo da cidade capital, conhecido pelo sorriso cínico e por medidas polémicas, que arranjasse um local melhor e não despachasse o assunto como mais uma das coisas que tem de fazer diariamente. Sei que a Rota da Bairrada não gostou muito.

Futebol
É incontornável o valor de mais de 100 M€ das transferências de jogadores de Porto e Benfica. Os clubes estão a vender os anéis como Portugal fez com as suas indústrias. Tal como o País estão a fazer transações comerciais e não a acautelar a produção, ou seja a formação de jovens talentos para vender no futuro, mas esse é um problema dos clubes. Para mim gostava de saber quanto fica em impostos de todos estes ordenados escabrosos e destas exportações em que só pusemos o selo de Made In Portugal?

António Granjeia, no 'Jornal da Bairrada' de 6 de Setembro de 2012