quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESPECTÁCULO DE ALTO NÍVEL DA ESCOLA DE ARTES DA BAIRRADA, CANTOU-NOS COMO FOI

Ontem, dia 10 de Julho de 2012, pelas 22h00 integrado na FIACOBA / FEIRA DO CAVALO 2012 subiu ao palco principal uma produção da Escola de Artes da Bairrada  que envolveu mais de uma centena de pessoas, dentro e fora de palco, entre professores e alunos deste estabelecimento de ensino.


'Canta-me como Foi', que na abertura apresentou um conjunto de cenas maradas’ com a especial participação da auto-escada dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, foi dedicado aos grandes êxitos do Festival RTP da Canção, fazendo uma retrospectiva de mais de 40 anos de grandes êxitos que passaram pelo maior palco da música portuguesa até há poucos anos.
De Simone de Oliveira a Paulo de Carvalho, passando pelas Doce e Carlos Paião, entre outros, durante cerca de oitenta minutos ininterruptos o público recordou (ou conheceu, no caso dos mais novos), alguma da melhor música ligeira portuguesa.

O espectáculo resultou de uma residência criativa intensiva que incluiu, durante cinco dias (exceptuando toda a parte de concepção criativa e projecto de execução anteriores), ensaios durantes manhãs, tardes e noites para juntar diversas valências e secções musicais, coreográficas e sonoplásticas que conjugadas demonstraram o enorme potencial de organização, coordenação, experiência e motivação das várias dezenas de pessoas envolvidas.

Um espectáculo para o qual foi necessária muita transpiração, é certo, mas essencialmente muita imaginação e muita inspiração.

Nos agradecimentos efectuados pelos responsáveis pela apresentação, referências para o convite efectuado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e para a cooperação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (cedência de espaços na EB1 do Troviscal), Centro Ambiente para Todos (serviço de refeições), Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (auto-escada para execução da cena de abertura) e Grupo Coral de Oiã (cedência de estrados para a actuação do coro).

Agradecimentos especiais para a disponibilidade e colaboração dos pais e encarregados de educação que permitiram a participação dos seus filhos e educandos neste projecto, ainda que suportando a expensas próprias o custo diário de 4,00€ por cada refeição servida.

Este projecto foi o culminar de mais um ano lectivo e permitiu aos alunos conhecerem os bastidores de um grande espectáculo e tomarem contacto com as exigências, os pormenores e o trabalho necessário para a sua realização, beneficiando com o espírito de equipa e as sinergias criadas que, apesar do árduo trabalho, culminaram numa produção de alto nível  que potenciou a motivação de todos os participantes que, apesar da enorme quantidade de pessoas e constante movimentação em palco conseguiram, durante todo o espectáculo, cativar e prender a atenção do público e transmitir-lhe a sua contagiante jovialidade.

Lamentavelmente, este espectáculo teve uma divulgação praticamente irrelevante, e sem o mérito de qualquer destaque; basta, aliás, olhar para a publicidade institucional do evento onde esteve inserido, e comparar o relevo dado a este a a todos os demais espectáculos feitos pessoas do concelho ‘de borla e a seco’ (que o digam os dirigentes das filarmónicas, dos ranchos folclóricos, ou dos grupos de cantares), e à importância que, em letra grossa, é dada às actuações dos que justificam os cachets que recebem (e nada compatíveis com o tempo de crise por que todos passamos!), não pela superior qualidade das suas presenças, mas à custa do estatuto de vedetismo criado pela máquina do marketing comercial.

Não será certamente por isso, que a experência dos alunos e professores da Escola de Artes da Bairrada deixará de ser repetida em anos futuros: afinal, projectos como este, independentemente do sucesso público que possam ou não ter, constroem sempre uma sensação de identidade nos alunos, para além de contribuírem para a motivação global do corpo discente mais do que qualquer outro projecto.

Depois de nos terem cantado como foi, seria bom que todos percebessem que, às vezes, é com música que as coisas podem mudar.

Parabéns a todos os professores e alunos da Escola de Artes da Bairrada por terem proporcionado ao concelho e aos munícipes momentos de tão requintada qualidade!