segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UNIVERSIDADE DE AVEIRO PROMOVE COLÓQUIO 'ANTICRISE'

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, o deputado Francisco Assis, o historiador José Pacheco Pereira, o economista Daniel Bessa, Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e vários académicos vão estar em Aveiro a refletir sobre a crise e a forma de «aprender a crescer com a crise».



Em altura de austeridade, dois departamentos da UA lançam o desafio de «Aprender a Crescer com a Crise». Assim se chama um colóquio inédito no modelo e no leque de convidados, que reúne académicos, políticos e economistas para uma iniciativa «anticrise».

José Manuel Moreira, professor catedrático e coordenador das pós-graduações no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) referiu mesmo esse espírito de união como um dos objetivos do colóquio. «Permitir aos alunos uma abordagem interdisciplinar da temática da crise», ao mesmo tempo que pretende demonstrar a «interação entre os departamentos», com áreas disciplinares claramente integradas. Os temas mais atuais do momento, na vida política europeia estão centrados na economia e nos modelos civilizacionais e é fulcral «chamar a atenção a toda a comunidade, académica e não académica, para a importância da discussão fundamentada de grandes temas transversais», lembra ainda José Manuel Moreira.

Sob o tema «Aprender a Crescer com a Crise», esta iniciativa dos mestrados em «Administração e Gestão Pública», em «Ciência Política» e em «Governação, Competitividade e Políticas Públicas» do DCSPT e em «Economia», em «Gestão», em «Engenharia e Gestão Industrial» e em «Gestão e Planeamento em Turismo» do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI), com o apoio do GOVCOPP, terá um programa recheado, de entrada livre a todos os interessados e marca também a abertura solene do segundo semestre dos mestrados.

A abertura está marcada para as 10h00, com as presenças de Joaquim Borges Gouveia (DEGEI), José Manuel Moreira (DCSPT) e Joaquim Costa Leite, Vice-reitor da UA. A primeira conferência versa sobre «Oposição política em tempo de crise», com Francisco de Assis, deputado do Partido Socialista. De seguida, pelas 11h00, o segundo painel conta com a presença de José Pacheco Pereira, e moderação de Carlos Jalali (do DCSPT) e o desafio é debater a «Opinião pública em tempo de crise».

Ainda da parte da manhã, pelas 11h45, o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e membro do Conselho Geral da UA, Carlos Magno, debaterá a «Regulação pública e opinião publicada», num painel que terá a moderação de José Fernando Mendes, Vice-reitor da UA.

Da parte da tarde, a partir das 14h00, com «Olhar para o futuro sem descuidar o passado», o diretor geral da COTEC Portugal, o economista Daniel Bessa tenta lançar pistas para o futuro, sendo moderado pelo jornalista António Jorge, da Antena 1.

Às 15h00, Paulo Ferreira, subdiretor do Jornal de Notícias irá moderar um painel sobre as diferentes perspetivas da crise europeia. «Divisões sobre a crise europeia» conta com a presença dos professores André Azevedo Alves (DCSPT), Miguel Lebre de Freitas (DEGEI) e Fernando Alexandre, da Universidade do Minho e Luciano Amaral, da Universidade Nova de Lisboa.

Pelas 17h00 encerra-se o colóquio, com intervenções de Joaquim Borges Gouveia, José Manuel Moreira e Manuel António Assunção, Reitor da UA, seguindo-se a conferência de Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego. Um dia que promete a todos os que se possam deslocar ao auditório da Reitoria, ter uma visão mais abrangente e esclarecida sobre o grande tema da atualidade.

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Retirada daqui