terça-feira, 24 de abril de 2012

A ROTA DA BAIRRADA E OLIVEIRA DO BAIRRO: UMA ROLHA? E POR QUE NÃO UM KIWI?

A Bairrada, região de cultura vitivinícola e gastronómica, está situada entre dois importantes centros urbanos e universitários, Aveiro e Coimbra.


Um território que integra a Região Demarcada da Bairrada e que contempla uma grande diversidade e contraste de paisagem notórios, onde o visitante poderá conhecer lugares distintos e singulares em poucos quilómetros.


Os vinhedos, a serra, a ria e o mar, complementam os encantos das cidades e núcleos rurais em oito dos municípios da Região Centro - Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.


Para que uma visita à Bairrada seja uma experiência repleta de saberes e sabores, surgiu em finais de 2006 a ‘Rota da Bairrada’, uma associação sem fins lucrativos, criada com o objectivo de unir os vários intervenientes do sector do turismo, existentes no território Bairrada, tendo como missão organizar, articular e estruturar a oferta, assegurando desta forma que qualquer visita seja uma experiência única.


No âmbito da divulgação desta realidade, foi inaugurado no município de Oliveira de Bairro ao fim de uma chuvosa e intensa tarde de trabalho, um dos pórticos promocionais que identificam os municípios pertencentes à Bairrada, através dos quais se visa promover esta região, diariamente, entre os visitantes e viajantes que cruzam o território, remetendo imediatamente para os produtos e para a região em que se encontram.


Se a intenção é perceptível e o objectivo compreensível, já o elemento figurativo do dito pórtico se constitui como uma verdadeira surpresa bairrada: uma gigantesca rolha de garrafa de espumante!


Pese embora a justificação para a escolha da rolha como elemento identificativo (evocação da epopeia Bairradina da criação do primeiro espumante em Portugal em finais do século XIX), pareceria mais lógico que a promoção e valorização dos ex-libris da região fosse, em cada cidade, feita com os ex-libris próprios e específicos de cada local.


Nesse contexto, faria todo o sentido que em Oliveira do Bairro, a Rota da Bairrada tivesse optado pela divulgação, promoção e valorização de um dos produtos locais  cuja produção regional ocorre exclusivamente no concelho de Oliveira do Bairro: o kiwi e a kiwicultura que no ano transacto até já mereceu, por parte da autarquia local, a honra e o privilégio de reintegração na programação da FIACOBA/2011.


Assim sendo, e não obstante o território municipal estar a ser utilizado para promover um produto que, sendo da bairrada é genuinamente de outro município (onde a promoção do vinho e do espumante não só deu lugar à existência de um museu, mas também à realização de uma feira anual), aguarda-se que por parte da câmara municipal seja dado o passo em frente ainda em falta: a organização da Feira do Kiwi de Oliveira do Bairro,  como forma de incrementar a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico desse fruto que é já uma forte referência do concelho.


'Falemos Sinceramente' dá uma pequena ajuda, apresentando em primeira mão a imagem do pórtico adequado ao concelho de Oliveira do Bairro.


Para melhor conhecimento da Rota da Bairrada, sugere-se uma visita ao respectivo site, do qual nada consta quanto à divulgação, promoção e valorização do Kiwi de Oliveira do Bairro como produto da Bairrada.