Pelo menos 116 câmaras das 308 do país vão dar o dia ou meio-dia da terça-feira de carnaval aos seus funcionários, enquanto, segundo dados obtidos pela Lusa, 105 decidiram não dar tolerância de ponto.
O Governo (PSD/CDS) decidiu não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos da administração central no carnaval, ficando em aberto as tomadas de posições na administração local.
Entre as câmaras do partido maioritário no Governo (PSD), pelo menos 75 não vão conceder o dia e 31 decidiram dar o feriado aos seus munícipes.
Leiria com 10 municípios do PSD a não darem tolerância de ponto é o distrito do país onde as câmaras do PSD mais se seguem a decisão do Governo central. Os distritos de Viseu e Guarda têm sete concelhos do PSD a não darem tolerância de ponto e Vila Real e Coimbra registam seis concelhos com a mesma decisão. No distrito de Castelo Branco nenhum concelho do PSD dá tolerância de ponto.
Relativamente aos concelhos do maior partido do Governo que dão tolerância de ponto, destacam-se pelo menos seis situados no distrito de Aveiro seguidos do distrito do Porto com quatro e os distritos de Viseu e Faro com três.
A Lusa não obteve respostas em 87 municípios.
No distrito de Viana do Castelo a esmagadora maioria dos concelhos estará a trabalhar na terça-feira de Carnaval: Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PSD), Melgaço (PS), Monção (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte da Barca (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Vila Nova de Cerveira (PS). O concelho de Viana do Castelo (PS) será o único a dar tolerância de ponto.
Em Vila Real vão dar o dia Alijó (PS), Vila Real (PSD), Mondim de Basto (PS), Santa Marta de Penaguião (PS), Sabrosa (PS) e Murça (PS), e não permitirão o gozo do feriado Peso da Régua (PSD), Ribeira de Pena (PSD), Vila Pouca de Aguiar (PSD), Valpaços (PSD), Mesão Frio (PS), Boticas (PPD-PSD) e Chaves (PSD).
Em Viseu, sem tolerância estarão Armamar (PSD), Cinfães (PS), Mangualde (PS), Moimenta da Beira (PS), Oliveira de Frades (PSD), Penedono (PSD), Sernancelhe (PSD), Tabuaço (PS), Tarouca (PS), Tondela (PSD), Viseu (PSD) e Vouzela (PSD). Com tolerância apresentam-se Carregal do Sal (PSD), Castro Daire (PS), Lamego (PSD/CDS-PP) e Penalva do Castelo só no período da tarde, Nelas (PSD/CDS-PP), Resende (PS), Santa Comba Dão (PSD), Vila Nova de Paiva (PS).
Em Braga, existem pelo menos três os concelhos socialistas que não dão tolerância: Cabeceiras de Basto, Fafe e Guimarães a que se juntam os sociais-democratas de Celorico de Basto e Famalicão. Nos concelhos de Amares (independentes), Barcelos (PS), Braga (PS), Esposende (PSD), Terras de Bouro (PS) e Vila Verde (PSD) os executivos municipais dão o dia aos funcionários.
No distrito de Bragança não haverá tolerância para brincar ao Carnaval em Bragança (PSD), Mirandela (PSD), Moncorvo (PS) e Vila Flor (PS). Ao contrário, os trabalhadores terão o dia em Miranda do Douro (PS), Alfândega da Fé (PS), Macedo de Cavaleiros (PSD/CDS) e Vinhais (PS). Em Carrazeda de Ansiães (PSD/CDS) a tolerância é só concedida na tarde de terça-feira.
No distrito do Porto, estarão a trabalhar os funcionários municipais de Gondomar (Independentes), Maia (PSD), Matosinhos (PS), Valongo (PSD/CDS), Vila Nova de Gaia (PSD/CDS), Paços de Ferreira (PSD) e Penafiel (PSD/CDS), Vila do Conde (PS) e Póvoa de Varzim (PSD). Dão tolerância os concelhos do Porto (PSD/CDS), Baião (PS), Amarante (PS), Lousada (PS), Marco de Canaveses (PSD), Felgueiras (PSD/CDS) e Paredes (PSD).
Em Aveiro, com tradições carnavalescas de destaque como Ovar, seis municípios do PSD (Anadia, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Santa Maria da Feira e Vagos) e cinco do PS (Águeda, Arouca, Castelo de Paiva, Mealhada e Ovar) decidiram dar tolerância de ponto. Sem tolerância de ponto neste distrito vão ficar Albergaria-a-Velha (PSD), Espinho (PSD), São João da Madeira (PSD), Sever do Vouga (PS) e Vale de Cambra (PSD).
Em Santarém dão tolerância Constância (PCP-PEV), Almeirim (PS), Alpiarça (CDU), Benavente (CDU), Cartaxo (PS), Chamusca (CDU), Coruche (PS), Mação (PSD), Salvaterra de Magos (BE), Sardoal (PSD), Torres Novas (PS), Vila Nova da Barquinha (PS), Entroncamento (PSD) e Tomar (PSD). Ourém (PS) também dá dispensa aos funcionários, mas assegura “atendimento mínimo aos utentes” e mantém a reunião de câmara agendada para esse dia. Ficam sem tolerância Santarém (PSD), Ferreira do Zêzere (PSD) e Rio Maior (PSD).
Mais para o interior, em Castelo Branco, seis municípios do PSD não dão tolerância: Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Oleiros. Neste distrito igualmente quatro municípios do PS decidiram dar tolerância: Proença-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Ródão e Belmonte.
Na Guarda, a maior parte dos municípios não concede tolerância de ponto: Aguiar da Beira (PSD), Almeida (PSD/CDS), Figueira de Castelo Rodrigo (PSD), Fornos de Algodres (PSD), Gouveia (PSD), Guarda (PS), Pinhel (PSD) e Vila Nova de Foz Côa (PSD). Com permissão para festejar a terça-feira gorda estão Manteigas (PS), Meda (PS), Sabugal (PSD) e Seia (PS).
No distrito de Coimbra, a Figueira da Foz (PS) dará tolerância apenas de tarde. Os funcionários das autarquias de Góis (PS), Lousã (PS), Mira (PS), Oliveira do Hospital (PS), Penacova (PS), Soure (PS), Tábua (PS) e Vila Nova de Poiares (PSD) terão tolerância de ponto. Sem tolerância vão estar os concelhos de Coimbra (PSD/CDS), Cantanhede (PSD), Condeixa-a-Nova PS, Miranda do Corvo (PSD/CDS), Montemor-o-Velho (PSD/CDS), Pampilhosa da Serra (PSD) e Penela (PSD).
Em Leiria, a maioria dos municípios do distrito não dá tolerância de ponto: Alcobaça (PSD), Alvaiázere (PSD), Ansião (PSD), Batalha (PSD), Caldas da Rainha (PSD), Castanheira de Pêra (PS), Figueiró dos Vinhos (PSD), Nazaré (PSD), Óbidos (PSD), Pedrógão Grande (PSD), Pombal (PSD) e Porto de Mós (PS). Apenas quatro municípios do distrito de Leiria concedem o dia: Bombarral (PSD), Leiria (PS), Marinha Grande (PS) e Peniche (PCP-PEV).
No distrito de Lisboa, o único município conhecido que não dá tolerância de ponto é o liderado pelo social-democrata Ministro dos Santos, de Mafra. Em Cascais (PSD/CDS) a tolerância de ponto abrangerá apenas os funcionários envolvidos na organização dos desfiles. Os concelhos de Lisboa (PS), Loures (PS), Odivelas (PS), Arruda dos Vinhos (PSD), Alenquer (PS), Sobral de Monte Agraço (CDU), Cadaval (PSD), Lourinhã (PS), Torres Vedras (PS) darão tolerância de ponto.
No distrito de Setúbal a indicação dada à Lusa é a de que todos os municípios darão tolerância de ponto aos seus funcionários: Barreiro (PCP-PEV), Moita (PCP-PEV), Montijo (PS), Seixal (PCP-PEV), Alcochete (PCP-PEV) , Sines (Independentes) Santiago do Cacém (PCP-PEV),Grândola (PS), Alcácer do sal ( PS) , Sesimbra (PCP-PEV), Almada (PCP-PEV), Palmela (PCP-PEV), Setúbal (PCP-PEV).
No distrito de Beja, o município de Castro Verde (CDU) é o único dos 14 que não vai dar tolerância de ponto aos seus munícipes. As câmaras municipais Aljustrel (PS), Almodôvar (PSD), Alvito (CDU), Barrancos (CDU), Beja (PS), Cuba (PS), Ferreira do Alentejo (PS), Moura (CDU), Mértola (PS), Odemira (PS), Ourique (PS), Serpa (CDU), Vidigueira (CDU) vão dar o dia aos seus trabalhadores.
Em Évora, o único concelho que não dá tolerância de ponto é o de Vila Viçosa justificando que antecipou a ‘folga’ para a segunda-feira. Os municípios do distrito que concedem tolerância são: Arraiolos (PCP-PEV), Vendas Novas (PCP-PEV), Évora (PS), Redondo (Independentes), Reguengos de Monsaraz (PS), Mora (PCP-PEV), Estremoz (Independentes), Borba (PS), Alandroal (Independentes), Montemor-o-Novo (PCP-PEV), Portel (PS), Viana do Alentejo (PS) e Mourão (PS).
Em Portalegre, concedem tolerância de ponto Elvas (PS), Campo Maior (PS), Monforte (PS), Gavião (PS), Crato (PCP-PEV), Nisa PCP-PEV), Avis (PCP/PEV), Sousel (PSD) e Castelo de Vide (PSD) dará apenas durante a tarde. Não dão tolerância Portalegre (PSD), Ponte de Sor (PS), Alter do Chão (PSD), Arronches (PSD), Fronteira (PSD) e Marvão (PSD).
No Algarve, Faro (PSD/CDS/PPM/MPT), Alcoutim (PSD) e Albufeira (PSD) não concedem tolerância aos seus funcionários. Com tolerância estão Vila Real de Santo António (PSD), Tavira (PS), Olhão (PS) e São Brás de Alportel (PS) apenas na tarde de terça-feira; Lagoa (PSD), Portimão (PS), Lagos (PS), Aljezur (PS), Loulé (PSD), Monchique (PSD), Vila do Bispo (PS).
Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores os respectivos governos regionais dão tolerância de ponto aos seus funcionários, o mesmo devendo suceder com a maioria dos municípios dos dois arquipélagos.
Retirada daqui