Esta espécie de romance policial é mais uma história apaixonante passada numa povoação da Argentina de 1970, uma época particularmente cara a Ricardo Piglia. Em Alvo nocturno, tudo se precipita quando Tony Durán, um bem apessoado porto-riquenho que, diz-se, mantém uma tórrida relação com as gémeas ruivas Ada e Sofia Belladona, aparece assassinado no quarto do hotel.
A partir daí surgem as mais diversas teorias sobre o que terá estado na base do crime, que passam desde a lavagem de dinheiro até à questão passional homossexual, tendo sido injustamente acusado o desgraçado de um segurança japonês do hotel, que tinha uma foto de Durán seminu na mesa-de-cabeceira do seu quarto.
É então que entra em acção o alter ego de Piglia, o jornalista Emilio Renzi, que desagua na pequena povoação e vai encontrar um microcosmos que representa o país nesses tempos de ditadura, com a morte violenta, a corrupção, a lavagem de dinheiro e de empresas, o sexo, as drogas, as intrigas familiares, entre outras situações peculiares ao ambiente de ditadura militar que dominava a nação argentina.
Renzi encontra no detective Croce um precioso cicerone, ainda que se trate de uma personagem um tanto ou quanto desconcertante, uma vez que se refugia num hospício sempre que precisa de descansar durante algum tempo, longe dos dramas que povoam habitualmente o seu quotidiano. Mas ninguém conhece aquela terra e aquela gente como Croce.
Para acompanharmos de uma forma mais próxima os passos de Renzi, o autor acrescenta, no final de alguns capítulos, as suas anotações em itálico e é assim que ficamos a saber, por exemplo, que o jornalista acaba por se tornar visita frequente dos lençóis de uma das belas e desejadas gémeas Belladona.
Apesar de ter ganho o Prémio Hammet para romance negro, a obra não é exactamente um policial nos moldes que conhecemos, ainda que Ricardo Piglia se sirva desse clima para partir para um tipo de narrativa multifacetada, graças às figuras que cria, só possíveis nas histórias que nos contam os grandes escritores sul-americanos. E Piglia é um deles
(Rui Branco)
TÍTULO: Alvo Nocturno
AUTOR: Ricardo Piglia
EDITOR: Teorema
PREÇO: 16.90 euros
Retirada daqui
