Eu e tu. Um título banal com uma história contada com a mestria da simplicidade. Falamos do livro de Niccolò Ammaniti. O autor, nascido em Roma, publicado em mais de 40 países, tem na Holanda tanto êxito que a editora criou para ele uma espécie de clube de fãs.
A história de Eu e tu fala de uma criança que não gosta do sítio onde está: uma família que faz tudo o que ele quer e que, mesmo assim, apesar de ser mimado até ao exagero, não entende como ele pode ser tão egocêntrico, tímido e egoísta.
Essa criança poderá ser semelhante a muitas das nossas crianças produzidas num mundo de pais-corujas que vivem como podem (muitas vezes como não podem, endividando-se) para dar tudo aos filhos.
Com o cinismo de quem tudo quer e tudo parece não querer, refugia-se no mais miserável betão da vida: a mentira. Inventa que amigos que não tem o convidam para uma semana de férias na neve e vai viver durante esse período na cave do prédio onde mora com os pais. Ali, encontra uma irmã (do primeiro casamento do pai) e assim nasce o confronto existencial entre Lorenzo (Eu) e Olívia (Tu). E o Eu percebe que o Tu tem uma vida mais desgraçada que a dele mas com um betão mais ético.
Em síntese, este é um belo livro na senda de A solidão dos números primos, de outro italiano, Paolo Giordano. E também deverá passar para o cinema. Merece.
(Vitor Pinto Basto)
TÍTULO: Eu e tu
AUTOR: Niccolò Ammaniti
EDITOR: Bertrand
PREÇO: 13.90 euros
Retirada daqui