sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

Em Janeiro de 2009, João Aguardela morreu, vítima de cancro do estômago. Faltavam pouco mais de duas semanas para fazer 40 anos.

Durante duas décadas, o músico dedicou-se a bandas como os Sitiados, Linha da Frente, Naifa e Megafone. Enquanto grande parte da comunidade musical portuguesa estava demasiada ocupada em explorar ramificações da música anglo-americana, Aguardela optou, e bem, por pegar nas raízes da música tradicional portuguesa e conferir-lhes uma realidade nova, sintonizada no futuro. Deixou 13 álbuns e uma série de participações dispersas. Ninguém, no seu perfeito juízo, subestima o seu talento.

O jornalista Ricardo Alexandre tornou-se amigo de Aguardela desde muito cedo, ainda quase ninguém conhecia os Sitiados. Essa amizade jamais seria rompida e, a dada altura, Ricardo Alexandre chegara mesmo a prometer a Aguardela que um dia escreveria a sua biografia – mas nunca imaginou que, infelizmente, fosse tão cedo.

Em Esta vida de marinheiro, Ricardo Alexandre não esconde, em momento algum, a cumplicidade que fervia entre os dois. O próprio jornalista chegou, inclusive, a participar numa canção dos Sitiados, oferecendo a sua voz para imitar o relinchar de um cavalo (a sério).

Ao longo de mais de 200 páginas, conta-se a vida de Aguardela, a sua infância, as férias com os amigos, os primeiros ensaios e concertos. E conhecem-se as idiossincrasias de um músico nem sempre satisfeito com a indústria.

O autor da biografia faz boa figura: ziguezagueia entre um formato jornalístico (investiga, cruza depoimentos) e um discurso de cariz mais sentimental, dir-se-ia quase íntimo, entregando-se amiúde a passagens onde se torna evidente que escreve com o coração e os olhos embaciados pelas lágrimas da saudade – mas isso é, também, um belo manifesto de amizade em estado puro.

O mesmo se aplica aos depoimentos de Sandra Baptista, a companheira de Aguardela e acordeonista dos Sitiados, nomeadamente nas partes em que descreve o atordoamento apaixonado que eclodiu quando conheceu João. Parecia, sublinha Sandra, “que as coisas flutuavam”.

TÍTULO: Esta vida de marinheiro
AUTOR: Ricardo Alexandre
EDITOR: Quidnovi
PREÇO: 14.99 euros

Retirada daqui