segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PAIS DO MESMO SEXO PARTILHAM MAIS A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Pais do mesmo sexo repartem mais a educação dos filhos do que os casais heterossexuais, revelou um estudo norte-americano, que concluiu ainda que a felicidade do casal é o aspecto mais determinante para o bem-estar da criança.

Foram as principais conclusões de um estudo realizado nos Estados Unidos que abrangeu 104 famílias, formadas por casais compostos por homem e mulher, dois homens ou duas mulheres e os filhos.

"A principal conclusão é que as crianças, de uma forma geral, estão muito bem", explicou uma das responsáveis do estudo Charlotte Patterson, investigadora norte-americana da Universidade da Virgínia, que participa esta sexta-feira na primeira conferência internacional sobre parentalidade lésbica, gay, bissexual ou transgénero, a decorrer em Lisboa.

Durante a investigação, os pais, as crianças, de três e quatro anos, e os professores ou educadores foram entrevistados, sendo a dinâmica familiar registada em vídeo.

"Um dado interessante é que os casais do mesmo sexo parecem partilhar a educação dos filhos de forma mais igualitária do que os casais heterossexuais, mais marcada por 'uma sexualização' dos papéis, com a mãe geralmente mais envolvida no acompanhamento dos filhos e o homem mais absorvido no trabalho", referiu Charlotte Patterson, ouvida pela Lusa.

Nos casais homossexuais, "ambos os pais provavelmente trabalham e ambos estão envolvidos de forma bastante equilibrada", disse Charlotte Patterson.

A diferença na educação parece não ter qualquer impacto sobre os menores, sublinhou a responsável, salientando, no entanto, que é difícil tirar conclusões dada a idade das crianças estudadas.

"Há muitas questões que têm efeito nas crianças: até que ponto os pais se dão bem e qual é o seu grau de satisfação com o seu relacionamento", apontou a investigadora.

"As crianças cujos pais estão satisfeitos parecem estar bem, melhor do que os filhos dos casais que não estão satisfeitos nas suas relações", revelou.

Retirada daqui