quarta-feira, 1 de junho de 2011

1 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa e Oriente , entraram em crise: as populações destes países viviam muito mal, em especial as crianças.

Nesta altura, as crianças de todo o mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos, os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol.

Mais de metade das crianças europeias não sabia ler nem escrever, e os adultos estavam preocupados em retornar a sua vida quotidiana normal, relegando a educação a último plano. Muitas crianças ficaram órfãs, havia muita fome, e condições desumanas de sobrevivência, e muitos que tinham ainda os pais vivos tiveram de ir trabalhar para contribuir para o sustento da família.

Em 1946 a UNICEF, que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo, começou a tentar mudar esta situação, apesar da dificuldade em conseguir fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças,;

Então, em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU) que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo tendo, em 1 de Junho de 1950 o sido comemorado pela primeira vez o Dia Mundial da Criança.