O PSD entregou ao Governo um documento com vários perguntas sobre as contas públicas.
O objectivo de Passos Coelho passa por conhecer a situação financeira do país antes da negociação para a ajuda externa "realizada pela Missão" conjunta da União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).
De acordo com a SIC, o partido exige ao Governo todas as informações que estão a ser fornecidas aos técnicos.
Entre essas informações, o PSD quer saber o valor das receitas do IVA, do IRS e do IRC, quanto é que o Governo ganha com as portagens nas Scut e com as receitas não-fiscais, o número de funcionários de cada ministério, o volume das despesas, informações detalhadas em relação à nacionalização do BPN e os impactos orçamentais das parcerias público-privadas.
Como disse Passos Coelho, a principal preocupação do PSD no encontro com José Sócrates passou sobretudo “por este pedido de informação detalhada”.
O documento foi entregue pelo próprio Passos Coelho ao Governo durante a reunião para determinar as bases da negociação para a ajuda externa.
Passos Coelho pediu ainda informações ao FMI em relação à informação técnica que foi fornecida pelo Governo à missão, tendo em conta que o PSD vai acompanhar as negociações entre o governo e as autoridades externas.
O líder da Oposição quer também ter acesso "aos desvios relativos aos valores do défice público, dívida pública e necessidades de financiamento para 2011 e 2012, em relação às últimas estimativas do governo".
Cláudia Reis, aqui