Uma idosa de 75 anos foi detida pelas autoridades da Geórgia depois de ter cortado o fornecimento de internet do seu país e da vizinha Arménia.
De acordo com a polícia, o insólito aconteceu a 28 de Março, quando a mulher procurava lixo reciclável numa sucata, quando encontrou um cabo de fibra óptica que decidiu cortar.
O problema foi o facto de este mesmo cabo ser responsável pela transmissão de sinal de rede entre os dois países, tendo deixado ambos sem acesso à internet durante cinco horas. Algumas zonas do Azerbeijão também ficaram afectadas.
A Geórgia é responsável por fornecer rede a cerca de 90 por cento da Arménia, razão pela qual o acto da septuagenária reformada teve um efeito tão assolador.
“Foi uma mulher de 75 anos, que procurava cobre no chão para vender, quem causou o ‘apagão’”, revelou o porta-voz do Ministério do Interior georgiano, Zura Gvenetadze.
A idosa foi detida na localidade de Ksani, a norte da capital da Geórgia, Tbilisi, tendo sido acusada por danos em propriedade, um crime que lhe pode dar três anos de prisão.
“Tendo em conta a sua idade avançada, ficará em liberdade até ao final das investigações”, salientou o porta-voz.
Espantados com o sucedido ficaram os responsáveis pela Georgian Railway Telecom, companhia responsável pelo fornecimento de internet.
“Não conseguimos perceber como é que isto aconteceu. Como é que a senhora conseguiu danificar o cabo? Estava bem protegido e este tipo de incidentes são extremamente raros”, comentou o chefe do departamento de marketing da empresa, Giorgi Ionatamishvili.
Retirada daqui