O vereador socialista, Henrique Tomás, questionou o presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, no sentido de saber se este estava disponível para liderar um processo reivindicativo para a construção de uma nova escola básica e secundária.
No seu entender, o próximo grande desafio do concelho, no âmbito da educação, passa pela construção de uma nova escola que contemple o ensino, desde o 2º Ciclo até ao 12º ano, uma vez que a actual escola “se encontra degradada e sem condições para que o acto pedagógico seja implementado de forma razoável”.
Jorge Mendonça, vereador do CDS-PP, considerou a proposta do vereador socialista “extemporânea”, dado que “deveria ter sido feita aquando da discussão da Carta Educativa (CE).
O presidente da autarquia referiu que a intervenção de Henrique Tomás sobre a educação “é desajustada e não foi colocada no sítio certo”. Explicou que “tudo aquilo que é da competência da Câmara Municipal, nomeadamente requalificação e modernização das instalações escolares está a ser feito, dando assim uma resposta cabal à CE”.
Anunciou que até 31 de Março, a autarquia vai apresentar uma candidatura para a requalificação das EB’s de Oliveira do Bairro e Oiã. Quanto à Secundária, sublinhou que “é da responsabilidade do Governo”.
Retirada daqui