sexta-feira, 18 de março de 2011

EXPLOSÃO DESTRÓI RESTAURANTE DA MEALHADA E DEIXA 45 PESSOAS SEM TRABALHO

O restaurante Pedro dos Leitões, na Mealhada, foi hoje parcialmente destruído devido a uma explosão, ficando 45 pessoas sem trabalho por tempo indeterminado.

Um dos gerentes da empresa, disse à agência Lusa que o acidente ocorreu cerca das 08:00, quando o seu irmão Pedro, que também integra a administração e reside ao lado, se preparava para abrir o estabelecimento.

"O meu irmão, que estava para ir abrir o restaurante, sentiu qualquer coisa de errado no ar, um cheiro esquisito", disse Filipe Castela.

Já na rua, o irmão voltou para trás e entrou de novo em casa. "Deu-se uma explosão" nesse instante que foi ouvida a 11 quilómetros de distância.

"Desapareceram os fornos, o matadouro e a casa das máquinas. O primeiro andar desapareceu todo", declarou, excluindo a hipótese de a explosão ter sido originada pela deflagração de gás.

Segundo Filipe Castela, "os bombeiros quando chegaram disseram que estava tudo bom com o gás ao nível do depósito".

"Não faço a mínima ideia, mas penso que gás não seja. Não utilizavamos produtos inflamáveis, a não ser o gás", adiantou.

Voaram destroços em todas as direções e "caíram duas chaminés" da Meta dos Leitões, um restaurante vizinho do Pedro dos Leitões, cuja cozinha ficou com uma parede danificada.

"O que se salvou foram as salas basicamente e a parte de dentro balcão", indicou o empresário.

Filipe Castela não prevê ainda o tempo necessário para que o seu restaurante retome a laboração: "muito tempo há de demorar, talvez dois meses..."

Quanto aos prejuízos, serão avultados, mas ainda não é possível fazer uma previsão.

"É muito, muito mesmo", lamentou o mesmo responsável.

Elementos da Polícia Judiciária de Coimbra e um perito da seguradora do Pedro dos Leitões estiveram no local a recolher informações.

Compareceram também elementos da GNR e dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, com diversas viaturas, que vedaram a área afetada.

Dezenas de pessoas estiveram junto aos destroços ao longo da manhã, por mera curiosidade ou para manifestar solidariedade aos donos da empresa e seus trabalhadores, todos residentes na Mealhada.

Pouco antes das 11:00, dois camiões que contornavam uma rotunda do IC2, defronte do restaurante, embateram aparentemente devido a alguma distração relacionada com o aparato causado na zona pela explosão.

O acidente não causou feridos, mas a cabine de um dos pesados ficou bastante danificada

Retirada daqui