terça-feira, 15 de março de 2011

CASAL DE ACROBATAS AÉREOS SOFRE ACIDENTE EM VOO

Um casal de acrobatas aéreos sofreu um grave acidente enquanto se apresentava nos Estados Unidos.

Há seis anos, os pais de Kyle e Amanda Franklin, que também eram pilotos de acrobacias, morrreram depois de colidirem no ar durante uma exibição.

Kyle e Amanda estavam a apresentar-se normalmente no "Air Fiesta", em Brownsville,Texas, EUA. Amanda viajava, de pé, em cima das asas do avião, pilotado pelo marido, quando o motor do avião ardeu. A aeronave despenhou-se numa zona distante das pessoas que acompanhavam o evento.

"A mulher apercebeu-se que o motor estava a arder e conseguiu regressar para dentro do avião", disse uma autoridade da aviação civil norte-americana.

Kyle e Amanda Franklin foram levados ao hospital com queimaduras em mais de 60% do corpo, sendo o caso de Amanda o mais grave.

O aeroporto internacional de Brownsville está a apurar as causas do acidente, que uma espectadora considerou uma "experiência terrível", em declarações a um canal de televisão.

"Comecei a chorar. Foi um pouco traumático estar tão entusiasmada com o show e aquilo acontecer no final. Sei que estas coisas podem acontecer, mas foi uma experiência terrível", disse Audria West ao "Action 4 News".

O acidente do último sábado por pouco não se tornou uma triste coincidência para a família Franklin. Bob Younkin, pai de Amanda, e Jimmy Franklin, pai de Kyle, eram grandes amigos e faziam alguns números de acrobacia aérea juntos.

Durante uma apresentação no Canadá, em Julho de 2005, os parceiros colidiram um com o outro no ar e morreram.

Quinta-feira, dois dias antes ao acidente, Amanda Franklin disse a um jornal local que o casal tinha "muita paixão pelo o que fazia" e que ser acrobata aérea estava no seu "ADN".

"Certamente existe um risco no que fazemos. Estamos cientes disso. Tomamos todas as precauções para eliminar este risco e fazer uma apresentação segura", contou Amanda ao Brownsville Herald.

"Mas se você viver a vida com medo de que algo corra mal, não está a viver a vida", acrescentou.

O avião utilizado por Kyle e Amanda na apresentação foi construído em 1940, sendo utilizado para treinar pilotos antes da segunda guerra mundial.

Retirada daqui