quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VEREADORA FICOU A SABER QUE PERDEU O CARGO POR E-MAIL

A vereadora Cláudia Oliveira, que exercia funções a meio-tempo na Câmara Municipal de Vagos e detinha unicamente o pelouro da Cultura, foi destituída de funções pelo presidente da autarquia, Rui Cruz.

A jovem museóloga, eleita nas listas do PSD nas últimas autárquicas, foi dispensada no passado dia 21, através de um despacho do presidente da Câmara, o social-democrata Rui Cruz.

A área da Cultura será assumida pela vereadora da Educação e vice-presidente da Câmara de Vagos, Albina Rocha, que havia, aliás, detido aquela pasta no anterior mandato.

O presidente da Câmara de Vagos diz que se trata de uma "questão interna" e recusou avançar pormenores. Vinca, contudo, que é dele a "competência de atribuir ou retirar pelouros aos membros do Executivo" e que faz sentido haver "reajustamentos" ao longo do mandato. Acrescenta, ainda, que "não está cerceado de fazer novas reformulações".

Os constrangimentos financeiros impostos pela crise e pela necessidade de ter verbas para investir pesaram na decisão. A "retracção profunda" em algumas áreas, nomeadamente, a da Cultura, foi "um dos argumentos" para que o Executivo vaguense presidido por Rui Cruz decidisse "cercear a actividade da vereadora", disse, sem esclarecer mais detalhes.

No programa de debate político da rádio local Vagos FM, o socialista Jorge Luís Oliveira elogiou a "qualidade do trabalho" desenvolvido por Cláudia Oliveira e criticou duramente a maneira como lhe foi retirado o pelouro. "Chega à Câmara para trabalhar e tem um e-mail a dizer que já não é a responsável pela Cultura", contou.

Cláudia Oliveira, para já, não quis prestar declarações e remeteu esclarecimentos para mais tarde. Os diversos pelouros da Câmara de Vagos passam a ser assegurados pelo presidente da autarquia e três vereadores do PSD.

Os dois elementos eleitos pelo Movimento Vagos Primeiro e a vereadora Cláudia Oliveira completam o executivo da Câmara, mas sem pelouros atribuídos.

Zulay Costa, aqui