sábado, 28 de agosto de 2010

À ATENÇÃO DA BURGUESIA

As férias estão a acabar para a maioria dos portugueses, sendo que a maioria nem as deve ter começado.

Como os portugueses voltam à rádio, aos jornais e às televisões, os políticos também terminam as férias. Acaba a "silly season" e prossegue a "rentrée". Entre o Inglês e o Francês, jornalistas e políticos encontram balizas para determinar as férias a que o povo tem direito - férias da demagogia.

Bem sabemos que o PS não queria o fim das deduções fiscais na saúde e no ensino e que com isso vergastou a votação do Bloco de Esquerda. Como sabemos que agora querem pôr limites a essas deduções e que o PSD ameaça deixá-los sem orçamento. Seja! O Bloco alguma razão teria e, talvez por isso, na sua "rentrée", entre muitos debates, quer discutir o SNS para que ele não fique "nem rosa-velho nem laranja-choque".

No fórum de ideias que o Bloco promove este fim-de-semana há, aliás, umas pérolas a que não se pode passar ao lado. No sábado de manhã, andarão "entre os especuladores e a lumpenburguesia" e à tarde perguntam se o "Homo Sapiens [será] uma praga global?".

Os políticos do Bloco são uma espécie de Cristiano Ronaldo, fazem muitas fintas para entreter a plateia, mas pouco ajudam a equipa (país) a vencer. É por isso que ainda perdem tempo com a luta de classes, apontando o dedo a quem não tem essa consciência, julgando eles que estão acima do Homo Sapiens português, seja o farrapo do burguês ou o farrapo do proletariado.

Paulo Baldaia, aqui