sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

Sempre que um novo acto eleitoral se perfila no horizonte, Manuel João Vieira veste-se de candidato presidencial, numa cruzada contra o bom senso revestida de humor delirante.

O livro rosé agora publicado pela Assírio & Alvim é um verdadeiro ‘tour de force’ programático do “camarada Presidente Vieira”, cuja grande vantagem face aos restantes políticos reside no facto de não se levar demasiado a sério.

É, no mínimo, duvidoso que Portugal pudesse estar numa situação mais cómoda se fosse porventura dirigido por Vieira, que, convicto de que “um político que não se contradiz é um político morto”, leva essa máxima até às últimas consequências, desdizendo-se a todo o instante. No entanto, parece claro que Portugal seria uma nação mais divertida, deixando de lado os atavismos fatalistas.

Dúvidas? Atente-se em algumas das ideias ou medidas propostas pelo versátil músico e provocador nato: “venham a nós as massas. Assim na terra como no céu”; “queremos polícias sinaleiras nuas em todas as ruas” “vamos distribuir dentaduras postiças gratuitamente para os portugueses aprendem a falar melhor”; “antes de privatizar todo o Estado vou privatizar o governo. E antes de privatizar o governo vou privatizar-me vendendo-me a mim próprio”.

A recolha, selecção de textos e edição pertencem a Pedro Proença.
Sérgio Almeida

LIVRO ROSÉ DE SUA SANTIDADE O CAMARADA PRESIDENTE VIEIRA
Manuel João Vieira
Assírio & Alvim
8,00 €

Retirada daqui