Os riscos de virem a sofrer de doenças do coração ou de morte prematura duplicam para aqueles que passam mais de quatro horas por dia em frente a um ecrã.
De acordo com um estudo recentemente divulgado, independente da quantidade de exercício físico diário que praticam, as pessoas que têm por hábito estar várias horas a ver televisão, jogar jogos ou computador ou a navegar na internet, têm o dobro das probabilidades de apresentarem doenças cardíacas.
"A nossa análise indica que duas ou mais horas em frente a um ecrã por dia poderão representar para qualquer pessoa um risco maior de um problema cardíaco", explicou Emmanuel Stamatakis do departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London ao "The Telegraph".
Este estudo foi o primeiro a examinar a associação entre o tempo ao ecrã e ataques cardíacos fatais e não fatais. As conclusões mostram que, para aqueles que passam mais de quatro horas em frente ao ecrã, há um aumento de 48% do risco de mortalidade por qualquer causa e um aumento de aproximadamente 125% do risco de problemas cardiovasculares.
"É tudo uma questão de hábito. Muitos de nós fomo-nos habituando a chegar a casa, ligar a televisão e sentarmo-nos por várias horas; é conveniente e fácil fazê-lo", acrescentou Stamatakis.
Retirada daqui