quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MINISTÉRIO VAI "ANALISAR" ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS

O Ministério da Educação anunciou hoje que vai "analisar" o encerramento das escolas particulares com contrato de associação, lembrando que nestas situações cabe aos directores solicitar a intervenção das forças de segurança.

"Tendo em conta que estas situações provocam a impossibilidade de garantir o acesso à prestação do serviço público de Educação, o assunto será analisado pelo Ministério da Educação", afirma o gabinete da ministra Isabel Alçada, numa resposta por escrito a questões colocadas pela agência Lusa.

Segundo o Movimento SOS Educação, que convocou o protesto de hoje, mais de 25 escolas privadas com contrato de associação com o Estado foram hoje de manhã encerradas por pais e encarregados de educação, contra os cortes de financiamento decretados pela tutela.

Não adiantando o número de escolas que foram esta manhã encerradas, o Governo sublinha que "a responsabilidade de manter as escolas abertas é dos directores". "Habitualmente quando ocorrem estas situações nos estabelecimentos de ensino públicos, os diretores solicitam diretamente às forças de segurança uma intervenção para repor a ordem e quando consideram adequado informam o ME", afirma a tutela.

Retirada daqui