D. António Francisco dos Santos vai desafiar as comunidades de Oliveira do Bairro, na sua primeira visita pastoral de 2011.
Avivar a fé, mobilizar os leigos para a missão de evangelizar e ajudar na promoção de novas vocações para a Igreja são alguns dos desafios que o bispo de Aveiro pretende levar às populações locais, neste início de 2011.
Depois de, no ano passado, ter passado pelos arciprestados de Murtosa, Estarreja, Albergaria, Sever do Vouga e Anadia, D. António Francisco dos Santos começa dia 9 de Janeiro a visitar Oliveira do Bairro, localidade do Distrito aveirense, cerca de 250 quilómetros a norte de Lisboa.
O programa da iniciativa foi apresentado hoje, numa conferência de imprensa realizada na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro.
D. António Francisco dos Santos afirmou, nesta ocasião, que "a presença demorada do bispo diocesano em cada arciprestado deve oferecer aos sacerdotes e aos fiéis leigos uma ocasião privilegiada de ver reunida à volta do bispo, dos presbíteros e diáconos toda a Igreja diocesana na sua beleza e plenitude".
"Importa valorizar esta ocasião como um impulso para ultrapassar as barreiras da paróquia de forma a descobrir cada vez mais o valor do arciprestado, como sinal de unidade e de comunhão entre paróquias e o rosto da Igreja diocesana", prosseguiu.
Para o bispo de Aveiro, "a Igreja deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento de uns, o medo de outros e a pobreza de muitos".
"Aqui está a Igreja no meio de vós e convosco como sinal de esperança e sacramento de salvação", indicou.
Até 15 de Maio, a diocese aveirense pretende também desafiar a comunidade oliveirense a debater temas como a educação e a crise social.
O padre António Cruz, arcipreste de Oliveira do Bairro, espera que a passagem de D. António Francisco dos Santos traga às pessoas sobretudo “esperança, a nível humano, social e cristão”.
“Que seja também um caminho de conversão e de reconversão”, aponta oeste responsável, para quem “é nítido um decréscimo nas pessoas que recorrem à Igreja”.
O arciprestado é uma circunscrição eclesiástica de que fazem parte várias paróquias e tem à frente, com funções de animação pastoral e de apoio ao clero paroquial, um arcipreste, também chamado, nalgumas regiões, vigário forâneo, vigário da vara ou ouvidor.
Para além da calendarização geral da visita, foi tornado público o cartaz oficial e a videomensagem que o bispo de Aveiro gravou, anunciando a sua iniciativa pastoral junto da população de Oliveira do Bairro.
Retirada daqui