O comandante da corporação de Oliveira do Bairro, António Gomes, afirma que "o objectivo é ocupar os jovens e prepará-los para quando atingirem os 16 anos, passarem a cadetes, e, depois aos 18 anos, já como estagiários, fazerem toda a formação exigida para se tornarem bombeiros".
Nesta escola, segundo o Comandante, os futuros bombeiros vão aprender todas as matérias inerentes à actividade nos bombeiros: disciplina, ordem unida, técnicas de socorrismo, salvamento e desencarceramento, combate a fogos, busca e salvamento.
"Em todo o percurso de aprendizagem teórica e prática, os alunos terão actividades adequadas às suas capacidades. Obviamente que não irão para os sinistros."
Contudo, "há muitas actividades onde poderão participar. O primeiro objectivo é prepará-los para que, no nosso próximo aniversário, em Março, possam integrar a formatura geral", acrescenta o comandante.
António Gomes pretende encontrar nesta escola uma forma de responder à falta de bombeiros. "A nossa sociedade está cada vez mais exigente, mas também mais comodista e egoísta, esquecendo valores como a solidariedade, voluntariado e o humanitarismo. Pretendemos com o recrutamento destes jovens assegurar a continuidade em qualidade e quantidade do nosso Corpo de Bombeiros", esclarece.
O comandante da corporação refere ainda que já conta com cerca de 12 elementos e que, nos próximos dias, vão arrancar com uma campanha de divulgação.
Pedro Fontes da Costa, aqui