Qualquer dia vai abaixo a ponte que atravessa o rio Levira e que liga várias povoações de Oliveira do Bairro e Sangalhos.
A travessia apresenta cada vez mais sinais de degradação. Câmaras de Oliveira do Bairro e Anadia acusadas de inoperância.
A ponte que atravessa o Rio Levira e que liga as localidades de Montelongo da Areia (Oliveira do Bairro), ao Portouro, Amoreira da Gândara (Anadia),encontra-se, há mais de um ano, em avançado estado de degradação, denuncia o presidente da Junta de Freguesia de Amoreira da Gândara, Joaquim Cosme.
O autarca de Amoreira da Gândata refere, em declarações ao Jornal de Notícias, que "a Câmara de Oliveira do Bairro nada fez para inverter a situação", sublinhando que "apenas foi colocada alguma sinalização, mas o verdadeiro estado de ruína da ponte tem vindo a agravar-se".
"A Câmara de Oliveira do Bairro, proprietária da ponte, já devia ter feito obras, até porque se trata de uma importante via de ligação da localidade do Portouro a Amoreira da Gândara", afirma.
O mau estado da ponte deveu-se a um aluimento de terras, ocorrido em 2008, que deixou a infra-estrutura fragilizada.
De acordo com testemunhos de populares, na ocasião da derrocada de terras, funcionários camarários estiveram no local a retirarem pedras e entulho, mas nunca regressaram para terminarem a obra.
Entretanto, segundo Joaquim Cosme, devido às últimas chuvadas, o estado de degradação da ponte aumentou, o que leva a população a advertir que poderá ruir a qualquer momento.
Os moradores acusam as autarquias de descurarem o investimento técnico e financeiro na conservação da ponte e acreditam que, por este andar, qualquer dia a infra-estrutura vai acabar por ir abaixo.
Há um ano atrás, Litério Marques referiu, ao JN, não saber quem seria o legítimo dono da ponte, salientando, no entanto, que "o importante é o princípio da boa vizinhança para que se resolva o problema", que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Amoreira da Gândara não deve existir, já que ninguém quer resolver o problema.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Joaquim Santos, sublinha que "a resolução passa por uma parceria entre as Câmaras de Oliveira do Bairro e de Anadia".
"Neste momento, e tal como combinado, aguardamos que a Câmara de Anadia apresente o projecto para que, logo após a aprovação do valor por ambas as autarquias, seja possível abrir concurso para a obra avançar", refere Joaquim Santos.
O Jornal de Notícias tentou ouvir, sem sucesso, Litério Marques, presidente da autarquia anadiense.
Pedro Fontes da Costa, aqui