terça-feira, 9 de novembro de 2010

ALERTA VERMELHO

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje a costa portuguesa a norte do cabo da Roca em aviso vermelho, o mais grave da escala, devido à previsão de ondas que poderão atingir oito metros.

Devido ao estado do mar, a Marinha encerrou as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

O aviso vermelho do IM chama a atenção para uma situação meteorológica de risco extremo.

O IM activou este aviso vermelho entre as 05:00 de hoje e as 12:00 de quarta feira.

O aviso vermelho abrange a costa nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, onde se prevê ondas de noroeste com seis a oito metros, diminuindo gradualmente para quatro a cinco metros a partir da madrugada de quarta feira.

Ainda na costa ocidental, mas sul do cabo da Roca, a previsão é de ondas de noroeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a seis metros. A partir da madrugada de quarta feira, deverão diminuir gradualmente para 3,5 a 4,5 metros.

Esta previsão originou o aviso laranja (o segundo mais grave) por agitação marítima para a zona costeira dos distritos de Setúbal, Beja e Faro, também entre as 05:00 de hoje e as 12:00 de quarta feira.

Na segunda feira, a Marinha já tinha alertado "toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória, para prestar especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar".

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) também já tinha alertado os cidadãos a adoptarem cuidados redobrados quando estiverem a realizar actividades relacionadas com o mar ou no estacionamento de viaturas junto à orla costeira, advertindo também para a necessidade de fixar estruturas soltas ou suspensas devido ao vento.

Retirada daqui