Esta ave encontrava-se numa situação de cativeiro ilegal, em casa de um particular, tendo sido apreendida pela equipa do SEPNA/GNR de Anadia.
Posteriormente foi encaminhada para a Reserva Natural do Paúl de Arzila, que procedeu ao seu transporte até ao CERVAS. Na altura do seu ingresso neste centro verificou-se que apresentava alguns sinais ligeiros de domesticação, sendo que o seu processo de recuperação consistiu essencialmente no contacto com animais da mesma espécie, de modo a que a ave recuperasse os comportamentos normais e ainda em treinos de voo e de caça.
A preceder a devolução à natureza desta ave, os técnicos do CERVAS realizaram uma apresentação aos alunos do 9º ano da escola secundária de Oliveira do Bairro, onde estiveram presentes cerca de 40 alunos e alguns professores e se abordaram temas como a contribuição dos centros de recuperação para a educação ambiental e funções dos mesmos
No momento de devolução à natureza deste peneireiro-vulgar, estiveram presentes cerca de 60 pessoas, na sua maioria alunos e professores da escola secundária de Oliveira do Bairro, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e alguns bombeiros, e também representantes de algumas associações locais e alguns populares. A ave foi baptizada de 'Falcão do Cértima'.
Retirada daqui