sábado, 16 de outubro de 2010

CIRA TEM NOVO SITE

Assinalamos com a disponibilização deste site da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, os seus dois primeiros anos de vida (criação formal a 16 de Outubro de 2008), dos quais fazemos um balanço muito positivo, numa fase de actividade muito intensa.

Em primeiro lugar porque tivemos uma boa herança com o trabalho da AMRia e da GAMA, e preparámos afincadamente a conquista de Fundos Comunitários do QREN 2007/2013 num trabalho de equipa dos onze Municípios que integram a Região de Aveiro e da Universidade de Aveiro.

De forma sumária, devo referenciar alguns dos principais projectos que temos em mãos com liderança ou com participação relevante (política, institucional e financeira) da CI Região de Aveiro.

O Contrato com o Programa Operacional da Região Centro para execução de um conjunto diversificado de projectos de natureza municipal e intermunicipal (com 60 milhões de euros de FEDER), o Polis da Ria de Aveiro (97 milhões de euros investimento), a empresa Águas da Região de Aveiro (com um investimento de expansão de redes de cerca de 100 milhões de euros), o Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro (com um investimento de 5 milhões de euros), o Parque da Ciência e Inovação (com um investimento de 35 milhões de euros), a Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (com um investimento de 9 milhões de euros), o projecto da Eficiência Hídrica (com um investimento de 750.000 euros), o projecto da Modernização Administrativa “Mais Maria” (com um investimento de 2,5 milhões de euros), o projecto de Formação dos Funcionários Municipais (com um investimento de quase 500.000 euros). São projectos da maior importância para a Região de Aveiro e para cada um dos seus Municípios, com um investimento global de cerca de 360 milhões de euros para os quais conseguimos co-financiamento (a fundo perdido) dos Fundos Comunitários de cerca de 210 milhões de euros.

Embora sem valor ainda definido, considero muito importante o nosso envolvimento directo na gestão da nova Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, tendo boas expectativas para o seu trabalho e investimento. Considero que temos muito para fazer e para crescer no sector do turismo, na Região de Aveiro, na Região Centro e em Portugal.

Somos ambiciosos e sempre queremos mais projectos para o nosso Plano de Actividades, mas nesta fase da vida da CI Região de Aveiro a grande ambição é executar bem os muitos e importantes projectos que temos em mãos: se conseguirmos isso, teremos dado um relevante contributo de desenvolvimento à nossa Região e a Portugal.

Acompanhe a actividade da sua Região de Aveiro. Seja Cidadão activo da sua Região de Aveiro.

Bem Haja.
José Ribau Esteves, eng.
Presidente do Conselho Executivo da CI Região de Aveiro