quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CHILE CELEBRA RESGATE DOS MINEIROS


Foi um Chile em festa que acolheu os 33 mineiros encurralados na mina de San José há 69 dias.

A saída do último dos trabalhadores encurralados, Luis Urzua, ocorreu às 01h55 (hora de Lisboa) e foi celebrada por todo o país. No cenário das operações, que se prolongaram por mais de 24 horas, o presidente chileno, Sebastian Piñera, deu o mote e todos cantaram o hino nacional.

A operação decorreu de forma mais rápida que o previsto. Os responsáveis estimavam que fossem precisas 48 horas para libertar todos os mineiros, mas metade de tempo foi suficiente para trazer à superfície todos os trabalhadores.

Após a saída dos 33 mineiros, foi a vez de regressarem ao solo os seis socorristas que tinham descido às profundezas da mina para ajudar nas operações. Eram 04h30 (hora portuguesa), quando o último socorrista, Manuel Gonzalez, saiu. O presidente chileno selou a entrada para a mina e já anunciou novas leis de segurança para impedir acontecimentos semelhantes.

Junto à mina, familiares, amigos e todos os que participaram nas operações de resgate dos trabalhadores celebraram efusivamente a saída de cada mineiro. E a alegria foi partilhada por todos os chilenos, que saíram à rua para festejar o sucesso da operação, acompanhada por todo o mundo.

Retirada daqui