domingo, 12 de setembro de 2010

UM GATO SEM PÊLO QUE CUSTA 1500 EUROS

Mil e quinhentos euros por um gato Sphynx ou 700 por um Somali ou Persa.

Estes são alguns dos valores que os apreciadores terão de despender se quiserem a companhia de felinos de raça como os 140 que podem ser vistos até hoje no Parque de Exposições de Aveiro, no âmbito da Exposição Felina Internacional. Em simultâneo, no pavilhão adjacente, estão 420 cães de raças diversas, que participam na Exposição Canina Nacional de Aveiro. No total, 560 animais para todos os gostos.

Entre os gatos, encontram-se três Sphynx, uma raça oriunda do Canadá cuja principal característica é não terem pêlo, propriedade do Gatil Zarcka's, de Cristina e António Caldeira. "Algumas pessoas ainda estranham mas há vários anos que criamos, expomos e competimos com esta raça de gatos. Vamos com eles a competições por todo o país e ao estrangeiro para conseguirem pontos. Temos uma campeã Suprema", conta, orgulhosa, Cristina, que se deslocou da Costa da Caparica para Aveiro. Ao colo exibe a Zarcka's Baladi, de apenas três meses, que espera vir a ser igualmente vitoriosa.

Um descendente daquela "linhagem" custará "1000 euros se for para companhia [castrado] ou 1500 euros se for para criação", diz. Os cuidados mensais com cada um destes animais facilmente ultrapassam as centenas de euros. Para além de consultas de veterinário e deslocações para exposição, é preciso banho mensal com champô (15 euros), líquido para limpar lágrimas (7 euros), medicamentos para acne (20), spray para stress (10), espaço para exercícios (200) e brinquedos diversos.

O "Amore", um dos gatos Somali de Arlete Novais, foi também alvo de muitas atenções, ontem, durante a visita do JN. Venceu o Royal Champion no ano passado. Os carinhos e cuidados da dona incluem consultas especializadas em veterinários, testes de ADN a doenças hereditárias e típicas da raça (na Alemanha), para além de alimentação especializada. Os seus descendentes custarão 700 euros se for para companhia ou "muito mais" se for para criação, explica Arlete, a única criadora desta raça em Portugal.

Há cada vez mais produtos e acessórios especializados para os animais de companhia. Desde embalagens de comida light, com ginsegn e ananás até mono proteínas para animais com alergias, a alimentação pode ser muito variada.

Para os gatos sensíveis, existe, por exemplo, mel de abelha para hidratar as almofadas das patas e nariz. Para os cães, complementos alimentares com alho e plantas naturais para combater parasitas internos, gotas para afastar insectos ou ossos com bi-flúor.

Zulay Costa, aqui