domingo, 12 de setembro de 2010

BUÇACO E DOURO ENTRE OS DERROTADOS

Na categoria de florestas e matas, a laurissilva madeirense, que é património da humanidade derrotou a "poderosa" Mata Nacional do Buçaco, no concelho da Mealhada, e a Paisagem Cultural de Sintra, também património mundial.

A paisagem vulcânica do Pico ultrapassou, na categoria de grandes relevos, os outros dois finalistas, Parque Natural da Arrábida e vale glaciar do Zêzere. As grutas de Mira de Aire, na categoria de grutas e cavernas, recolheram mais votos do que o algar do Carvão e a furna do Enxofre.

Na categoria de praias e falésias, o Portinho da Arrábida foi surpreendentemente mais forte do que a praia de Porto Santo e o Pontal da Carrapateira. O arquipélago das Berlengas, por muitos considerado um fortíssimo candidato a vencer a categoria de zonas marinhas, perdeu para a Ria Formosa, que superou também à Ponta de Sagres. Sem surpresas, a lagoa das Sete Cidades derrotou, nas zonas aquáticas não marinhas, as Portas de Ródão e o Vale do Douro.

Por fim, na categoria de áreas protegidas, o concorrente que arrecadou mais votos foi o Parque Nacional da Peneda-Gerês, deixando para trás o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

Miguel Gonçalves, aqui