sábado, 28 de agosto de 2010

OS CALÇÕES DE BANHO DOS POLÍTICOS

Uma peça da marca francesa 'Vilebrequin', fundada na glamourosa St.Tropez, custa entre110 e 160 euros.

Têm estampagens coloridas, inusitadas e tropicais. Há modelos com estrelas do mar, tartarugas e até tucanos estampados nos tecidos, e há também peças lisas ou os clássicos às riscas. Secam em "dois a três minutos", e "mediante o uso, podem durar pelo menos cinco anos". São estes os calções de banho, da marca francesa Vilebrequim, que estão a conquistar os políticos nacionais.

Pedro Santana Lopes, João de Deus Pinheiro, Marcelo Rebelo de Sousa e até Aníbal Cavaco Silva são alguns dos notáveis que, sempre que dão um pulo à praia, exibem os célebres calções. Manuel Pinho conta ao DN que é cliente da Vilebrequin há 10 anos: "Devo ter sido o primeiro a usar estes calções em Portugal. Tenho mais de meia dúzia e só uso esta marca."

"Os nossos clientes mais mediáticos gostam de tons berrantes. Eles não são nada discretos. Recordo-me que o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, veio cá uma vez e levou peças para ele e para a família. Sei que ele gosta muito do cor de laranja e do cor- -de-rosa. Em geral, todos eles mostram abertura para as cores mais arrojadas e diferentes", explicou ao DN Patrícia Dias, de 32 anos, assistente de loja no espaço da marca, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. "O que me perguntam, por vezes, é qual é o modelo que tem saído mais. Eles não querem é, de forma nenhuma, encontrar alguém com um modelo igual na praia", conta.

E não é em vão que os políticos portugueses estão a perder a cabeça por estes calções de estampas exclusivas e design contemporâneo. Bem podem mergulhar e nadar no mar ou na piscina, mas quando saem de dentro da água, bastam apenas "dois a três minutos" para terem de volta uns calções totalmente secos. É que os calções Vilebrequim são feitos de um tecido exclusivo de secagem rápida: "Estes calções são muito procurados por uma classe média alta. Distinguem-se de outras marcas porque a cueca interior do calção é feita de algodão, e em dois ou três minutos, depois de um mergulho, já estão secos", explicou ainda a responsável de vendas.

 há mais: a qualidade destas peças de banho é alta, não se estraga facilmente e pode chegar a durar até cinco anos. "Tudo depende do uso dado pelo cliente, mas posso dizer-lhe que o elástico tem uma média mínima de cinco anos. O antigo jogador João Vieira Pinto comprou cá um modelo para ele e para o filho com a estampagem de Qualas, foi em 2006 e, veja que, há tempos, vi-o numa revista com esses mesmos calções", recordou Patrícia Dias.

A garantia de qualidade tem levado o Presidente da República e outras personalidades da esfera política nacional a nem pensarem duas vezes na hora de abrir os cordões à bolsa para ter no seu guarda-roupa os célebres calções Vilebrequin.

Os preços, esses, variam, caso se trate de uns calções de banho para um adulto, entre 110 e 160 euros. Tudo depende do modelo, do tecido. "Um modelo moorea - calção um pouco acima do joelho - se for liso, custa 110 euros. Já com padrão, quer um modelo master - calção mais curto e confortável -, quer um modelo okoa - uma bermuda mais longa e com design mais fashion do que a tradicio- nal -, como tem mais tecido pode ir até aos 130, 140 ou 160 euros", esclareceu a mesma funcionária.

Já no que toca ao universo infantil, os valores chegam a atingir os 100 euros. "Se o cliente escolher um modelo para uma criança, rapaz ou rapariga, que tenha até oito anos, mediante o padrão escolhido, o calção pode vir a custar entre 75 a 95 euros. A partir dos 10 anos, varia entre 95 a 100 euros. Quanto mais trabalhado é a estampa, quanto mais detalhes apresentar, mais alto é o preço." Assim, pais e filhos podem vestir calções iguais. É o caso de João Viera Pinto, que compra calções iguais para si e para o filho mais novo, Joãozinho, fruto do seu casamento com a modelo Marisa Cruz. Mas não é o único. Nuno Santos, director de programas da SIC, foi fotografado na praia com calções da marca iguais aos do filho Pedro e do enteado.

E nem a crise que o País atravessa parece ter travado as vendas e a procura por parte do políticos nacionais. "Não noto diferença nas vendas. Houve uma procura igual. O que noto até é que há mais ânsia na procura", sustentou a assistente da loja ouvida pelo DN.

Tal como os Presidentes Barack Obama e Nicholas Sarkozy, Cavaco SIlva não larga os calções Vilebrequin, e este ano já foi visto com vários modelos. A marca foi fundada em 1971 no sul de França, na mítica St. Tropez, e é uma referência no mercado de luxo da roupa de praia. Curiosamente, a designer da marca é a portuguesa Záza de Brito, que vive e trabalha na Côte d'Azur há vários anos.

Irina Fernandes, aqui